NOTÍCIAS

| 30.05.14 - 14h32

Secretário de Saúde encerra Seminário da Atenção Básica do Recife

[caption id="attachment_46323" align="alignleft" width="680"] Vários temas foram abordados em palestras e debates. Quatro trabalhos foram premiados. (Foto: Lú Streithorst /PCR)[/caption]

O secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, encerrou nesta quinta-feira (29), o Seminário da Atenção Básica – Cuidando e Ordenando a Atenção à Saúde, realizado no Centro de Convenções, em Olinda. Durante a cerimônia, foram entregues prêmios para os melhores trabalhos, inscritos em quatro categorias. Desde a noite da quarta-feira 28, profissionais da área participaram de palestras e debates, discutindo vários temas pela melhoria da Atenção Básica de Saúde.

Jailson Correia falou da importância da participação de cada um no Seminário. “Um evento como este é também uma oportunidade para juntar as equipes e trocar experiências, com essa complexidade de ideias que tivemos aqui. E os próximos eventos terão projetos a serem inscritos em conjunto, para que sejam ainda mais produtivos, envolventes e participativos”, disse o secretário.

Durante o seminário, foram apresentados 50 trabalhos, que concorreram em quatro categorias. O secretário fez a entrega da premiação e anunciou que os vencedores também ganharam duas passagens, com hospedagem, para participar de encontros nacionais na área de Saúde.

Na categoria Garantia de Acesso, o trabalho vencedor foi o de Fernanda Carapeba, cujo tema foi Saúde Mental no Território – Uma Estratégia Possível. O trabalho de Maria Barbosa Ferreira levou o prêmio na categoria Humanização da Assistência, com o tema Ações de Atenção em Saúde na Atenção Primária – PACS João de Barros; na categoria Inovação Tecnológica, o trabalho Teste da Linguinha ganhou o prêmio. Reinventando o Presente e o Futuro de Crianças de uma Comunidade Carente: um relato de experiência foi o tema do trabalho de Ana Paula Esmeraldo Lima, que venceu na categoria Experiência Exitosa.

O secretário finalizou destacando o papel fundamental da ligação entre o serviço de saúde e a população. “Nesse aspecto, o diálogo é imprescindível, porque estamos com as pessoas no momento de maior fragilidade delas.
Somos parceiros nesse projeto de construção da qualidade de vida. Esperamos que, através do diálogo e da construção coletiva, sem perder o foco e o tempo necessários, possamos fazer valer a vontade do povo, que é a quem servimos”, declarou.

A secretária executiva de Atenção à Saúde, Cláudia Miranda; o secretário executivo de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, Fernando Gusmão; o gerente de Atenção Básica, Arturo Jordãn, e a gerente geral de Assistência Integral à Saúde, Eliane Germano, também participaram da cerimônia.