Vacinação contra a gripe chega aos 66% do público alvo, no Recife
A Campanha de Vacinação Contra Gripe continua no Recife. A meta do Ministério da Saúde – que é vacinar 80% do grupo prioritário – ainda não foi atingida. Segundo dados do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Recife, 66% da população alvo se vacinou até esta sexta-feira (30) na capital pernambucana. A Secretaria de Saúde do Recife orienta que as pessoas devem procurar as Unidades de Saúde da Família (USFs), incluindo as Upinhas 24h, e as Policlínicas, para se protegerem.
No Recife, 339.055 pessoas estão dentro do grupo prioritário, mas até agora 226.035 procuraram os postos de vacinação. Fazem parte da população alvo crianças de seis meses a menores de cinco anos pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; povos indígenas; gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filhos há menos de 45 dias); população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais.
“Quanto mais tarde a pessoa deixar para receber a vacina, maior a vulnerabilidade, já que a maior incidência de gripe é no período de inverno. É por isso que a vacinação contra a influenza acontece sempre dois meses antes do inverno – para quando chegar lá, o organismo estar no pico da imunidade”, explicou Elizabeth Azoubel, coordenadora do PNI-Recife.