Secretaria de Infraestrutura

NOTÍCIAS

Infraestrutura | 30.05.16 - 14h21

BALANÇO CHUVAS - 30/05/2016

img_alt

A Prefeitura do Recife está totalmente mobilizada para a realização de ações de prevenção e redução de riscos e transtornos causados pela precipitação. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

O Recife registrou das 22h do domingo (29) até às 10h desta segunda-feira (30), 235 milímetros de chuvas. Em apenas seis horas, entre 1h e 7h da manhã, choveu 200 mm, o equivalente a cerca de 20 dias de chuvas, considerando a média histórica do mês de maio, que é de 328 mm, com um acumulado maior entre 5h e 6h desta manhã, quando choveu 80 milímetros em apenas 1 hora.

A Prefeitura do Recife está totalmente mobilizada para a realização de ações de prevenção e redução de riscos e transtornos causados pela precipitação. O prefeito Geraldo Julio está desde o início da manhã reunido em seu gabinete com uma equipe de monitoramento integrado das secretarias municipais, montado especialmente para dar atenção aos danos provenientes do período de alerta.

Um total de 1.200 servidores está mobilizado para trabalhos diretamente ligados às chuvas. Envolvendo as secretarias de Governo e Participação Social, Saneamento, Saúde, Infraestrutura e Serviços Urbanos, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Mobilidade e Controle Urbano, além da Emlurb, URB, CTTU e Guarda Municipal. Nas primeiras horas da manhã, a Defesa Civil do Recife emitiu dois alertas solicitando a saída imediata de moradores que vivem em áreas de risco, através de SMS, para 15 mil moradores destas áreas. Para informações sobre pontos de risco de desabamento ou alagamentos, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil do Recife através do telefone 0800 081 3400.

Durante a manhã desta segunda-feira, a Defesa Civil recebeu 53 chamados para vistorias, 31 para colocação de lonas, registrou 46 deslizamentos de barreira, com nove imóveis sendo danificados. Foi registrado o óbito de uma criança de quatro anos em um deslizamento no bairro de Passarinho. Uma equipe da Secretaria de Saúde foi enviada até o bairro para dar assistência à família da criança vítima do deslizamento.

 

TRÂNSITO - A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) atua para minimizar os danos causados pelas chuvas que caem nesta segunda-feira (30). Equipes formadas por cerca de 160 agentes e 348 orientadores de trânsito, que, diariamente, estão nos principais corredores viários da cidade, hoje priorizam as áreas que foram afetadas por queda de árvores ou alagamentos. Além disso, 5 equipes técnicas trabalham com o intuito de realizar os ajustes necessários na rede semafórica da cidade. A Central de Operações de Trânsito (COT) da CTTU, que funciona 24 horas por dia, também realiza o trabalho de monitoramento das vias, identificando os pontos mais críticos, através de 112 câmeras. 

Seis guinchos estão em pontos estratégicos para facilitar a desobstrução das vias e podem ser acionados em casos de acidentes ou outros transtornos. De meia noite até as 11h, seis acidentes foram registrados. No entanto, nenhum deles teve vítima. Até as 11h, apenas 5 semáforos apresentaram problemas, dos quais dois já foram ajustados e três estão passando por manutenção através da Central de Monitoramento. No total, Recife conta com 641 semáforos, sendo 451 com nobreaks, que permitem o funcionamento de cerca de 4h ao equipamento em caso de falta de energia. Até o momento, dois semáforos tiveram o nobreak acionado.

 

ASSISTÊNCIA SOCIAL – A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Recife informa que 70 pessoas moradoras das margens do Rio Beberibe, próximo ao bairro de Linha do Tiro, foram removidas para a Escola Municipal Paulo VI, onde estão abrigadas e receberam alimentação. A SDSDH também está providenciando o funeral da criança vítima do deslizamento de barreira em Passarinho, divisa entre Recife e Olinda, além de prestar todo o apoio à família.

 

MANUTENÇÃO E LIMPEZA - A Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) informa que está trabalhando para diminuir os pontos de alagamento causados pelas chuvas. Desde a madrugada, as equipes do órgão estão realizando intervenções para minimizar os efeitos da chuva, vistoriando os principais pontos de alagamento e intensificando as ações nas partes mais baixas da cidade. Para executar os serviços de drenagem e remoção de árvores caídas, cerca de 500 profissionais estão mobilizados e contam com o suporte de caminhões equipados com jatos de sucção, além de carros e motos para fiscalização. 

Até o momento, foram registradas quedas de árvores na Rua Faustino Porto, em Boa Viagem; Avenida da Saudade, Santo Amaro; Avenida Santo Dumont, Aflitos; Rua Conselheiro Nabuco, Casa Amarela, e Rua Rio Botafogo, Guabiraba. As equipes estão mobilizadas e o serviço de remoção está em andamento. Qualquer solicitação pode ser realizada pela Central 156. 

Os serviços no sistema de drenagem contam com a desobstrução das galerias e, quando necessários, com o suporte de jatos de sucção. Nesta segunda-feira (30), os trabalhos estão acontecendo em diversos pontos da cidade, a exemplo da Avenida Agamenon Magalhães; do entorno da Estação Joana Bezerra, Rua Epaminondas Cristóvão de Oliveira, Torrões; Rua Fernando de Noronha, Várzea, entre outras. 

As equipes de limpeza urbana também reforçam os serviços nos pontos mais baixos da cidade, para evitar que o lixo vá para o sistema de drenagem. 

A Emlurb reforça que tem atuado preventivamente com a intenção de reduzir os impactos causados pelas chuvas. Em dois meses de andamento da Operação Inverno 2016, o órgão já realizou a limpeza de 22 canais e outros 39 seguem em andamento. Além disso, estão acontecendo importantes intervenções para a melhoria da rede de drenagem em diversos pontos da cidade, que consistem na recuperação e na implantação de elementos do sistema, a exemplo de substituição de tubulação, construção e recuperação de caixas coletoras, poços de visita, entre outros.  

Atualmente, existem obras de melhoria do sistema de drenagem em andamento, como na Avenida Norte, Santo Amaro; Rua Epaminondas Cristóvão de Oliveira, Torrões; Rua Professor Bandeira, Iputinga; Rua Dragão do Mar, Brasília Teimosa; e Rua Idelfonso Araújo do Rego, Várzea.  

 

Canais concluídos: Canal do Fernandinho (Ilha de Joana Bezerra); Canal Travessa Realeza - Canal AA (Ilha de Joana Bezerra); Canal da Rua Ibiporã (Ilha de Joana Bezerra); Canal de Santa Terezinha (Santo Amaro); Canal Ary Peter (Vasco da Gama); Canal Passarinho (Nova Descoberta); Canal do Canil (Dois Unidos); Canal Manoel Souza (Dois Unidos); Canal do Cavouco (Várzea); Canal do Caiara (Iputinga); Canal São Mateus (Mustardinha); Canal do Prado (Prado); Canal do Valença (Madalena); Canal de Torrões (Torrões); Canal Roda de Fogo (Torrões); Canal da Rua Carlos de Brito (Engenho do Meio); Canal Torres Homem/Afonso Olindense (Várzea); Canal Marcos Freire (Caxangá); Canal de Setúbal (Boa Viagem); Canal Jordão (Jordão), Canal Pessegueira (Ibura) Canal do Zumbi (Zumbi).

Em Andamento: Canal do Vasco da Gama/Arruda (Campo Grande); Canal Farias Neves (Arruda); Canal da Avenida Pedro de Melo Pedrosa (Nova Descoberta); Canal do Jacaré (Tamarineira); Canal Córrego do Botijão; Canal Nova Descoberta (Nova Descoberta); Cana Córrego do Jenipapo (Córrego do Jenipapo);Canal Bomba do Hemetério (Bomba do Hemetério); Canal Córrego do Ouro (Morro da Conceição); Canal Córrego do Cotó; Canal Córrego São Gabriel (Água Fria); Canal Córrego da Padaria (Água Fria); Canal Rio Morno (Guabiraba); Canal Vila da Prefeitura (Linha do Tiro); Canal Córrego do Caroá (Nova Descoberta); Canal da Amizade (Nova Descoberta); Canal da Rua Bela Vista (Dois Unidos); Canal da Rua Antônio Tiburcio (Cajueiro); Canal Riacho dos Macacos (Guabiraba); Canal do Serpro (Casa Forte); Canal do Torreão (Torreão); Canal da Cohab (Cohab); Canal do Chié (Campo Grande); Canal Guarulhos (Jardim São Paulo); Canal da Avenida Liberdade (Jardim São Paulo); Canal da Marinha (Jiquiá); Canal do SAMBRA (Jardim São Paulo); Canal de São Leopoldo (Engenho do Meio); Canal Carneiro de Mariz (Várzea); Canal da Rua Gregório de Caldas (Areias); Canal Jardim Terezópolis (Várzea); Canal Brega e Chic (Várzea); Canal Vila Arraes (Várzea); Canal do Cariri (Cohab); Canal Campo Verde (Cohab); Canal de Três Carneiros (Cohab); Canal da Malária (Ipsep); Canal da Vila da Borborema (Boa Viagem) e Canal Queira Deus (Totó)

 

PLANEJAMENTO - Desde 2013, a Prefeitura do Recife, por meio da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), iniciou um trabalho de levantamento e catalogação dos canais que cortam a cidade, o que ampliou o número de canais mapeados de 66 para 99. Os serviços de limpeza são realizados, pelo menos, uma vez ao ano em todos os canais. No ano de 2015, a Emlurb removeu 40 mil toneladas de lixo dos canais do Recife.

 

PONTOS DE ALAGAMENTO - Para melhorar a rede de drenagem da cidade, a Prefeitura do Recife, por meio da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), realiza, desde 2013, um trabalho de levantamento, planejamento e erradicação de pontos críticos de alagamento, impactando diretamente na mobilidade e na qualidade de vida da população. Até o momento, foram solucionados 27 pontos, a um investimento total de quase R$ 10 milhões. 

O combate aos pontos críticos de alagamento faz parte de uma ação de intervenção em vias com baixo dimensionamento de captação na rede de drenagem ou obstrução nas tubulações existentes. Além dessas intervenções, são realizadas ações de melhorias, como obras de manutenção, contemplando os serviços de limpeza, construção de elementos de drenagem (poços de visitas, caixas coletoras, sarjetas) e substituição de tubulações em alguns casos.

 

EDUCAÇÃO - A Secretaria de Educação do Recife suspendeu as aulas desta segunda nas escolas, creches e creches-escolas municipais, nos três turnos. 

 

SAMUO Serviço de Atendimento Móvel de Urgência recebeu 33 chamados no Recife através do telefone 192. Uma equipe da Secretaria de Saúde foi enviada até o bairro de Dois Unidos para dar assistência à família da criança vítima do deslizamento.

 

OPERAÇÃO INVERNO 2016

 

1.766.715 metros quadrados de lonas plásticas colocadas

8.652 mil pontos receberam as lonas plásticas

25.060 vistorias

22 canais limpos e 39 em andamento

11.477 ações porta a porta

191 ações educativas

35 mutirões da Defesa Civil