Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 30.05.18 - 11h20

Recife realiza ação no Dia Mundial Sem Tabaco

img_alt

Secretaria de Saúde da capital alerta sobre os prejuízos do tabagismo (Foto: Cortesia)

 

A Secretaria de Saúde do Recife promoverá nesta quinta-feira (31), Dia Mundial Sem Tabaco – data criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) -, uma ação no Mercado do Cordeiro, Zona Oeste da cidade, a partir das 14h. Redutores de Danos farão abordagem e sensibilização sobre os prejuízos causados pelo fumo. Eles também prestam orientações sobre a busca de tratamento como parte do programa de conscientização.

A OMS considera o tabagismo como um epidemia global responsável por cerca de 6 milhões de mortes anuais, dos quais mais de 600 mil por exposição involuntária à fumaça do tabaco, denominada tabagismo passivo. Esta epidemia, de acordo com a OMS pode matar mais de 8 milhões de pessoas por ano até 2030; caso nada seja feito. A Organização considera ainda que mais de 80% dessas mortes evitáveis estarão entre pessoas que vivem em países de baixa e média renda.

No Brasil, a quantidade de fumantes vem caindo. Em 1989, a taxa de prevalência era de 32%. Em 2011, 14,8% da população brasileira fumava, de acordo com dados do Ministério da Saúde. O hábito de fumar é mais evidente nos homens do que nas mulheres. Em 2016, a prevalência de homens fumantes no Recife ocupou a 13ª posição entre as capitais brasileiras com índice de 11,4%. A menor taxa é a de Salvador com 6,8% e a maior em Curitiba com 17,8%. Incluindo o total de homens e mulheres, a cidade do Recife ocupou o 15º lugar.

Tratamento - A Prefeitura do Recife vem potencializando a oferta de tratamento para quem deseja parar de fumar. A Secretaria de Saúde conta com grupos antitabagismo distribuídos nos Centros de Atenção Psicossocial para tratamento de álcool e outras drogas (CAPs AD). A demanda é espontânea e as Informações podem ser obtidas pelo telefone (81) 3355-2821 ou através do e-mail saudementalad@gmail.com.

Lei Antifumo – Em 2011 foi sancionada a Lei Federal Antifumo Nº 12.546, regulamentada pelo Decreto 8.262/2014. Além da extinção dos fumódromos em ambientes coletivos, a normativa determina o fim das propagandas de produtos fumígenos e a proibição do uso de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos, narguilé ou outro produto fumígeno em ambientes fechados de uso coletivo, bem como o comércio desse tipo de produto do lado de fora do ponto comercial e a venda para menores de 18 anos. Na capital, a Vigilância Sanitária incluiu a fiscalização da aplicação da Lei Antifumo na rotina de inspeção realizadas, cerca de 4 mil por mês. Realiza inspeção em horário noturno em pubs, boates e bares, dentre outros estabelecimentos que só funcionam a partir das 18h.

 

PROGRAMAÇÃO

Data: 31/05/2018

Hora: A partir das 14h

Local: Mercado Público do Cordeiro

Ação: Abordagem e sensibilização por Agentes Redutores de Danos às pessoas do local sobre o tema do tabagismo, enfocando prejuízos à saúde pelo uso do tabaco e informações sobre os locais de tratamento.