Controladoria Geral do Recife apresenta nova dinâmica de avaliações do Programa de Governança
A Controladoria Geral do Município (CGM) do Recife apresentou, nesta quarta-feira (29), a nova dinâmica de avaliação do Programa de Governança durante reunião com os agentes de governança dos Órgãos e Entidades da administração municipal. A Prefeitura aprimorou a metodologia de avaliação da governança para o ano de 2024, por meio da CGM, que reuniu os agentes de governança de todos os órgãos e entidades da administração direta e indireta municipal para apresentar a nova metodologia. Essa nova conduta prevê o preenchimento online de planilha, trazendo maior agilidade nas respostas e respectivas análises das avaliações dos requisitos e indicadores relativos ao cumprimento de cada unidade.
O encontro foi aberto pelo Controlador-Geral do Município, Ricardo Dantas, que destacou a importância do trabalho dos agentes para o aprimoramento do programa e na verificação das necessidades e ajustes para que a avaliação seja assertiva, justa e adequada ao desenvolvimento do trabalho de cada unidade.
“A meta do programa não se resume a medir, mas apoiar e fazer acontecer as práticas da boa governança de modo a que seja levada para o dia a dia da gestão, ao ponto de se instalar na cultura das pessoas que fazem a Prefeitura do Recife”, disse Ricardo Dantas.
A governança pública trabalha com um conjunto de mecanismos de liderança, estratégia e controle para direcionar e monitorar a gestão na condução de políticas públicas e prestação de serviços de interesse da sociedade. Na Prefeitura do Recife há um total de 156 requisitos que são avaliados, sendo que alguns são específicos de algumas áreas. Cerca de 30 agentes de governança participaram da reunião realizada no auditório Capiba, da Prefeitura do Recife.