NOTÍCIAS

Esportes | 30.06.11 - 15h09

Arbitragem preparada para mais um Futebol Participativo

PCR promoveu teste final com quadro que irá comandar os jogos do campeonato

Por Pedro Oliveira

Na noite desta quarta-feira (29), a Prefeitura do Recife encerrou os últimos preparativos para a rodada de abertura do Futebol Participativo 2011, que acontece neste final de semana. Os árbitros que estarão envolvidos na competição deste ano fizeram uma prova escrita de avaliação, no Geraldão. Também ocorreram reuniões com os delegados de partida e em algumas RPAs para sorteio de chaves e confrontos.

Um dos coordenadores da arbitragem do Futebol Participativo e árbitro da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Gleydson Leite, foi o responsável pela elaboração e aplicação da prova. “Não é uma prova eliminatória. É apenas um teste de conhecimentos das regras, que servirá para que eles verifiquem seu nível de conhecimento e se for o caso se estimulem mais a estudar e melhorar cada vez mais”, disse Leite.

A expectativa para o campeonato é grande também entre os árbitros, dos estreantes aos mais experientes, como João Martins, 43 anos, que apita no Futebol Participativo desde a primeira edição, em 2003. “Já estou há muito tempo e espero compartilhar minhas experiências com os mais novos que estão para mais uma edição do futebol participativo”, falou ele. Já Jean Marcel, 22, irá atuar pela primeira vez no maior campeonato de futebol de várzea do mundo e espera ansiosamente pelo primeiro jogo. “Eu sempre ouvi falar do campeonato e estou com uma grande expectativa. São muitos jogos e com todos os lances que podem ocorrer também no futebol profissional. Sem dúvida será uma boa escola”, disse Marcel, filho de Jossemar Diniz, árbitro assistente do quadro da Federação Pernambucana de Futebol (FPF).

Antes das provas do quadro de arbitragem, o Geraldão recebeu uma reunião dos delegados de jogo, que são responsáveis por verificar a condição de jogo dos atletas e equipes, fazendo a conferências das fichas de inscrição e documentos. Ainda aconteceram reuniões na Campina do Barreto (RPA 2), Macaxeira (3), Iputinga (4), Totó (5), Mustardinha (5.2) e Ibura (6.1) para últimas definições e sorteios de chaves e primeiros confrontos. Na sexta, dia 1º, os representantes das equipes do futebol feminino se reúnem no Geraldão para acertarem os detalhes da categoria, que deve começar a ser disputada em agosto.

ASSUNTOS: