Universidade de Pernambuco terá polo experimental do Academia da Cidade
O objetivo da parceria é desenvolver atividades acadêmicas visando o fortalecimento da pesquisa em promoção da saúde e da atividade física
Por Tádzio Estevam
A partir do mês de agosto, as dependências da Universidade de Pernambuco (UPE) contarão com a promoção da saúde e da atividade física. É que no local será instalado um polo do Programa Academia da Cidade, implementado no Município em 2002 que objetiva oferecer à população a prática de atividades saudáveis ao ar livre e gratuitamente. O novo espaço servirá como polo experimental e foi articulado por meio de uma parceria entre a Secretaria de Saúde do Recife e a Escola Superior de Educação Física (ESEF), vinculada à UPE. A assinatura do Termo de Cooperação Técnica aconteceu na tarde da última quarta-feira (29) e contou com a presença do secretário de Saúde, Gustavo Couto.
O objetivo da parceria é desenvolver um conjunto de atividades acadêmicas de comum interesse visando à viabilidade do fortalecimento da pesquisa em promoção da saúde e da atividade física. “O nosso primeiro ganho será um local como este polo para a experimentação, que é a essência de qualquer universidade”, explicou o coordenador Setorial de Extensão da UPE, William Smethurst. Para o secretário Gustavo Couto, a parceria com instituições acadêmicas reforçam ainda mais a proposta do modelo de Atenção à Saúde da PCR, Recife em Defesa da Vida. “Estamos vivendo um momento de construção de um novo conceito voltado à melhoria da qualidade de vida da população. E poder estabelecer e estreitar laços com instituições como a UPE só tendem a engrandecer o nosso trabalho, pois elas nos ajudarão a agregar na prática os conhecimentos produzidos nas salas de aula”, disse.
O polo do Academia da Cidade que será construído nas instalações da Escola Superior de Educação Física irá servir de laboratório para os acadêmicos. Eles serão responsáveis pela elaboração de programas, pesquisas e projetos específicos a serem aplicados e desenvolvidos nos 21 polos existentes no Recife. As ações destinadas à produção de conhecimentos, à formação e aperfeiçoamento de pesquisadores, profissionais e ações de políticas públicas serão desenvolvidas pelo Núcleo de Pesquisa de Atividade Física (NUPAFIS) da Universidade.
O horário de funcionamento do polo, que terá todas as características dos 21 em funcionamento, será no turno da manhã (das 5h30 às 7h30). As intervenções de promoção à saúde serão realizadas pelos profissionais do Programa aos moradores circunvizinhos – uma média de 70 usuários -, sempre de acordo com os objetivos e as diretrizes do programa. Para o coordenador geral do Academia da Cidade, Ebrivaldo Cavalcanti, a iniciativa será muito produtiva para ambas as partes. “É importante resgatar essa aproximação com a universidade, pois pretendemos estimular ainda mais a produção acadêmica e aproximar a política pública com a instituição de ensino”, concluiu.
Academia da Cidade - Atualmente, 21 núcleos do programa funcionam no Recife. A equipe é formada por mais de 150 profissionais e acadêmicos de educação física e nutrição. Ao todo, a Administração Municipal já investiu mais de R$ 13 milhões na construção e requalificação de espaços públicos de lazer, recursos humanos e na aquisição de equipamentos.