NOTÍCIAS

Cultura | 30.06.13 - 14h56

Famílias comemoram Ciclo Junino nos Arraiais Comunitários e Tradicionais do Recife

No terminal da UR7, na Várzea, os moradores curtiram as apresentações da Quadrilha Junina e trio pé-de-serra. (Foto: Ivanildo Francisco/PCR)

Famílias do bairro da Várzea aproveitaram, na noite deste sábado (29), o último dia de comemorações dos festejos juninos 2013, nos Arraiais Comunitários apoiados pela Prefeitura do Recife. Com 17 anos de criação o Arraial Luar do Sertão, localizado na Rua Rui Duarte, no bairro da Várzea, levou famílias para dançar e curtir. “Estamos felizes em ter um Prefeito tão dedicado à valorização da cultura e quem ganha com essa atitude é a população da Cidade”, afirmou um dos organizadores do Arraial Luar do Sertão, Fernando Ambolé.

Já no terminal da UR7, ainda no bairro da Várzea, os moradores curtiram as apresentações da Quadrilha Junina Brincants e do trio pé-de-serra 100% Mulher, que encantaram o público. “Esse espaço é ótimo. Aqui pude trazer minha mãe, filha e meus sobrinhos pra curtir o forró com muita tranquilidade e sem precisar me deslocar”, destacou a autônoma e moradora da Várzea, Maria Lúcia, de 42 anos.   

A Secretaria de Cultura viabilizou atrações artísticas e disponibiliza suporte de infraestrutura para os arraiais. Nos eventos, a população curtiu 480 shows, de trio pé de serra, 350 apresentações de quadrilha, além de 80 exibições de grupos de dança popular.

“A organização foi muito importante, pois atrai moradores de outras comunidades, como Cosme e Damião, Jardim Petrópolis, que vêm ao nosso arraial brincar. Isso movimenta o nosso comércio local”, comemorou Candida da Silva, moradora e coordenadora do Arraial da UR7.

Para o São João 2013, a Prefeitura do Recife promoveu 11 arraiais oficiais, além de apoiar a realização de festejos juninos em 27 arraiais comunitários, 20 tradicionais, descentralizando a festa por toda a capital pernambucana.