NOTÍCIAS

Cultura | 30.06.13 - 11h13

Forró e alegria marcam arraial da rua com melhor decoração junina

[caption id="attachment_35731" align="alignnone" width="680"] Do total das 72 ruas inscritas a Rua José Austregésilo, no Arruda, foi a vencedora do concurso cultural "Eu Amo Minha Rua". (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

Bandeiras, balões, chapéu de palha e até bonecos gigantes confeccionados pelos próprios moradores. Esses foram os detalhes que deram vida à Rua José Austregésilo, no Arruda, vencedora do concurso cultural "Eu Amo Minha Rua", promovido pela Prefeitura do Recife. No total, 72 ruas foram inscritas na competição, que rendeu à vencedora, na noite desse sábado (28), um verdadeiro arraial. Acompanhado da primeira-dama do Recife, Cristina Mello, o prefeito Geraldo Julio foi conferir a decoração e prestigiar a festa, que também incluiu como prêmio shows do cantor Cezzinha e trio pé-de-serra, além da apresentação de uma quadrilha.

A rua ficou pequena para a animação dos moradores. Durante o arraial, Geraldo Julio destacou a alegria do povo em fazer o seu próprio São João. "Eu estou aqui só para parabenizar vocês. Essa é, sem dúvida, a rua mais bonita do São João do Recife. A gente caminhou por aqui e viu a alegria do povo; todo mundo curtindo a sua rua. Esse concurso foi um sucesso, mas no próximo ano será ainda melhor", garantiu o prefeito.

Dos 71.129 votos apurados, 17.800 foram para a José Austregésilo. O concurso, organizado pela Secretaria de Turismo e Lazer e Fundação de Cultura da Cidade do Recife, foi criado com o objetivo de estimular a produção coletiva e a preservação das manifestações culturais. A Rede Globo Nordeste e a Folha de Pernambuco foram parceiras da PCR na iniciativa. Além dos shows, a rua vencedora ganhou toda a estrutura de som, palco e iluminação; incluindo uma placa comemorativa pelo 1º lugar na disputa, entregue pelo prefeito.

[caption id="attachment_35732" align="alignnone" width="680"] Geraldo Julio: "Esse concurso foi um sucesso, mas no próximo ano será ainda melhor". (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

Moradora da José Austregésilo há 57 anos, Riva Maria Vieira quase não conseguia conter a emoção. A moradora foi a responsável por coordenar a decoração no espaço. Segundo a dona de casa, cerca de 100 vizinhos se envolveram diretamente na confecção de bandeiras e demais adereços juninos. "Todo ano a gente enfeita essa rua, mas em 2013 tivemos uma motivação maior. A minha intenção sempre foi essa: reunir toda a comunidade em um momento de lazer", explicou Riva.

Secretário de Turismo e Lazer do Recife, Felipe Carreras classificou o arraial como um momento de integração cultural e de resgate do clima junino. "É uma alegria muito grande para a Prefeitura do Recife realizar esse concurso. Podem ter certeza que é só o começo desse processo de integração da sociedade que nós vamos fazer", reiterou.

[caption id="attachment_35736" align="alignnone" width="680"] A rua vencedora ganhou como prêmio shows do cantor Cezzinha e trio pé-de-serra, além da apresentação de uma quadrilha. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

CONCURSO - A competição também premiou outras cinco ruas, que receberam, na noite desse sábado, shows de trios pé-de-serra e placas de finalista da competição. Em todas elas, os critérios avaliados foram criatividade, originalidade, beleza, mensagem e iluminação. As inscrições foram realizadas entre o dia 22 de maio e 17 de junho, com a votação encerrada na manhã da última quinta-feira (27).

Além da votação popular, cada rua inscrita passou pela avaliação de uma comissão técnica formada por membros Secretaria de Turismo e Lazer do Recife; da Fundação de Cultura da Cidade; do Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco; do meio artístico; do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Pernambuco (Sinjope) e da Rede Globo Nordeste.

As cinco ruas finalistas foram: rua Maguari (Afogados), rua Siriji (Alto do Mandu), rua Euclides Fonseca (Encruzilhada), rua Tupiniquins (Santo Amaro) e rua Albacora (Brasília Teimosa). As seis ruas foram escolhidas na tarde da última sexta (21) por uma comissão julgadora.