NOTÍCIAS

Cultura | 30.06.15 - 14h37

Museu da Cidade do Recife sedia evento internacional de Arquitetura

Encontro vai propor soluções de urbanização para a Lagoa Olho D’água, em Jaboatão

Dez dias para pensar e propor soluções de urbanização e habitação social, aqui em Pernambuco. O desafio foi lançado para 60 arquitetos brasileiros e de diversos outros países que participarão do V Workshop Internacional de Desenho Urbano AA/UFPE, no Museu da Cidade do Recife/Forte das Cinco Pontas. O encontro acontece de 30 de junho a 10 de julho e é organizado pela escola de arquitetura Architectural Association School of Architecture – AA, em Londres, na Inglaterra, e o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFPE.

O encontro reúne 12 professores das duas instituições e terá como foco principal a urbanização e revitalização da Lagoa Olho D´Água, em Jaboatão dos Guararapes. A abertura acontece nesta terça-feira, dia 30, às 19h, com palestra dos professores e arquitetos Zeca Brandão (UFPE) e Jorge Fiori (AA), representando as duas instituições de ensino. “A intenção desse workshop é articular as propostas dos arquitetos ao Plano de Desenvolvimento Sustentável da Lagoa Olho D’ Água, desenvolvido pelo Consórcio PROJETEC-DIAGONAL, em particular ao Plano de Desenvolvimento Local Integrado (PDLI), que orienta as intervenções na área quanto ao desenvolvimento socioeconômico, físico-territorial e institucional”, afirma o arquiteto, urbanista e professor da UFPE Luiz Amorim, que coordena os trabalhos do Workshop, aqui no Estado.

Na programação do evento haverá palestras, debates, visitas à área do projeto estudado e oficinas. O encontro vai reunir a Secretaria Nacional de Habitação do Ministério das Cidades, Júnia Santa Rosa e especialistas como os arquitetos e professores Luiz Amorim e Zeca Brandão, ambos da UFPE, o arquiteto e urbanista Jorge Fiori, representando a Architectural Association School of Architecture de Londres, a economista e socióloga Tânia Bacelar, o engenheiro João Recena, sócio-diretor da PROJETEC, além de representantes da Secretaria Estadual de Habitação de Pernambuco e da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes. O evento é aberto ao publico nos dias 30 de junho e dias 01 e 10 de julho. Nos demais dias será fechado para os grupos de arquitetos que irão elaborar as propostas do projeto.

SERVIÇO
V Workshop Internacional de Desenho Urbano
Quando: 30 de junho a 10 de julho
Onde: Museu da cidade do Recife/ Forte das Cinco Pontas
Informações: 81. 3419.8070, 3355.3106, 3355-9547
Assessoria de Imprensa do Workshop:
Ricarte Passos(9894-4565)

PROGRAMAÇÃO
DIA 30/06
Local: Museu da Cidade do Recife/Forte das Cinco Pontas
19h – Abertura – Palestra com Zeca Brandão(UFPE) e Jorge Fiori (AA)
19h30 – Saudações institucionais (Ministério das Cidades, MDU/UFPE, Secretaria Estadual de Habitação/Governo de Pernambuco, Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes.

20h – Palestra inaugural da arquiteta e urbanista Solange Carvalho (UFRJ)
Tema: “Projetos de Urbanização de Favelas no Rio de Janeiro- práticas, resultados e inovações para integrar às favelas à cidade formal”.


DIA 01/07
Local: Museu da Cidade do Recife/Forte das Cinco Pontas
09h – Palestra com a economista e socióloga Tânia Bacelar (Sócia-diretora da CEPLAN Consultoria Econômica e Planejamento e professora aposentada da UFPE).
Tema: A Região Metropolitana do Recife

Apresentação da área de estudo – (Histórico de ocupação da área, Condicionantes ambientais, parâmetros legais, projetos urbanos existentes e panorama de futuro e infraestrutura urbana).

10h30– Coffee Break

11h – Apresentação do Programa Minha Casa, Minha Vida - Palestra com a diretora da Secretaria Nacional de Habitação do Ministério das Cidades Júnia Santa Rosa.

12h – Apresentação técnica:
Local: Museu da Cidade do Recife/Forte das Cinco Pontas

- Júnia Santa Rosa e Equipe técnica do Ministério das Cidades – Apresentação do Programas do Governo Federal na área da Lagoa Olho D´Água.

- João Recena – Diretor da PROJETEC – Apresentação do Plano de Desenvolvimento local integrado da Lagoa Olho D´Àgua.

DIA 02/07
Local: Lagoa Olho D´Água (Jaboatão dos Guararapes)
9h30 - Visita à área de intervenção

DIA 10/07
Local: Museu da Cidade do Recife/Forte das CincoPontas
14:00 – Apresentação dos resultados da oficina do projeto
17h30 – Saudações finais