NOTÍCIAS

Educação | 30.06.15 - 10h15

PCR lança projeto para garantir conclusão do processo de alfabetização

Projeto Superação será lançado nesta terça, com foco nos alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental

 

Com o objetivo de garantir a conclusão do processo efetivo de alfabetização e letramento, a Prefeitura do Recife lança, nesta terça-feira (30), o Projeto Superação. Voltada a cerca de cinco mil alunos do 3° ao 5º ano do Ensino Fundamental, a ação visa reduzir o número de estudantes não alfabetizados ou analfabetos funcionais ao término da Educação Básica. O lançamento ocorrerá simultaneamente nas 40 escolas municipais que desenvolverão o projeto, mas a ação só terá início nas unidades de ensino a partir do segundo semestre.

O Superação se dará nas escolas que não tiveram bom desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). As atividades serão desenvolvidas duas vezes por semana, no horário regular das aulas de português. Nelas, os alunos serão divididos em três grupos, de acordo com seu nível de dificuldade na aquisição do Sistema de Escrita Alfabética (SEA): inicialização da alfabetização (estudantes na fase pré-silábica), aprofundamento da alfabetização (fase silábica) e consolidação da alfabetização (fase alfabética).

Segundo Ana Dácia Luna, técnica pedagógica da Divisão dos Anos Iniciais (DAI) da Secretaria de Educação do Recife, se uma escola tem três turmas de 3º ano, por exemplo, todos serão divididos em três níveis. É como se novas turmas de português interclasses fossem formadas de acordo com os níveis de aprendizagem, e não mais de acordo com as classes, para que as professoras possam focar nas dificuldades de cada grupo. "Às vezes as turmas são muito heterogêneas e os docentes não conseguem dar conta das dificuldades específicas de cada estudante. Nossa meta é alfabetizar, que é fazer os alunos dominarem  os códigos e signos, e letrar, que é ensinar a ler e escrever dentro de um contexto onde a escrita e a leitura tenham sentido e façam parte da vida do aluno", explica Ana Dácia.

O Superação foi baseado no Projeto Pipa, desenvolvido pelas professoras, coordenadoras e diretoras da Escola Municipal do Engenho do Meio. Os bons resultados no aprendizado dos alunos do 3º ano da unidade serviram de modelo para a Secretaria de Educação aprimorar e ampliar a ação para outras 40 escolas municipais. No total, 250 professores estão envolvidos no Superação e passando por formações específicas.

O secretário-executivo de Gestão Pedagógica da Secretaria de Educação do Recife, Rogério Morais, explica que a proposta é complementar a do Programa de Letramento do Recife (Proler). Através do Proler, a Secretaria quer alfabetizar os alunos até o 1º ano, com 6 anos de idade - dois a menos que o preconizado pelo Ministério da Educação (MEC). Já o Projeto Superação pretende regularizar a situação dos estudantes que já passaram dessa fase e não foram devidamente alfabetizados. "Queremos atingir os estudantes com nível de aprendizagem abaixo do esperado, para que possamos impedir o aumento da distorção idade-série. É uma proposta diferente de reforço, que acontece de forma processual para nivelamento dos estudantes", esclarece o secretário-executivo.

No desenvolvimento do projeto, serão usadas mesas educativas que trazem atividades lúdicas e pedagógicas de construção de texto e aprendizado do Sistema de Escrita Alfabética, além de livros de literatura infantil utilizados no Projeto Nas Ondas da Leitura, que incentiva os alunos a trilharem os caminhos da autoria. O Superação também incluirá atividades de contação de histórias do Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores (PMBFL), também da Secretaria de Educação.

 

Serviço

 

Pauta: Lançamento do Projeto Superação

Data: Terça-feira (30/06)

Hora: 14h 

Sugestão de local para cobertura: Escola Municipal Inês Soares de Lima - Rua 14 de Novembro, s/n, Imbiribeira. Por trás da UPA da Imbiribeira. Próximo ao Terminal Integrado de Passageiros Tancredo Neves