Idosos têm tarde de diversão e cultura ao som do autêntico forró pé de serra
"Olha pro céu, meu amor, vê como ele está lindo.....". A poesia e o ritmo do autêntico forró nordestino tomaram conta do Clube dos Cisnes, em Santo Amaro, na tarde desta quinta (30), animando dezenas de idosos atendidos pelo Programa de Esporte e Lazer da Cidade (PELC). O Festival de Dança da Pessoa Idosa foi realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Esportes, com o objetivo de proporcionar diversão e convivência social para a terceira idade, estimulando também a vivência do ciclo junino.
A festa foi animada pelo trio pé de serra Mestre da Música e pela banda Forró Saxofoniado, que colocaram todo mundo para dançar ao som dos clássicos de Luiz Gonzaga. Com 78 anos, dona Jaciara Shiranusy dá exemplo de vida: ensina dança do ventre, é instrutora de capoeira, faz trilhas e é faixa roxa de caratê. "Estou gostando muito. Sempre que posso, saio de casa para realizar atividades e me divertir. À noite, vou dar aula de caratê", diz. Ela participa das ações da Casa de Apoio ao Idoso Vovó Bibia, situada no Cordeiro, um dos grupos atendidos pelos programas e eventos da Secretaria de Esportes.
No salão, cerca de 20 integrantes do Grupo Viver a Vida, da Campina do Barreto, chamavam a atenção de todos pela animação e pelas belas fantasias de matuta. "Festas como essa são um bênção e melhoram muito nossa qualidade de vida. Ficar em casa só nos dá aperreio", afirma dona Margarida Lucena, de 65 anos. Sua colega Adelaide Cosme acrescenta que é importante participar dos eventos para poder interagir com os outros grupos de idosos. "Estou adorando, o forró está nota dez. O idoso precisa de integridade e amor", destaca.
O secretário de Esportes do Recife, Luís Henrique Lira, destaca a importância das atividades físicas e culturais na terceira idade. "Essa é uma importante ação de lazer do PELC, um encontro que proporciona a interação dos grupos de várias áreas da cidade. Manter a rotina de exercícios é fundamental para vivermos com alegria e qualidade de vida"..