Profissionais de saúde do Recife realizaram busca ativa de casos de hanseníase no bairro da Imbiribeira
A ação ocorreu nesta quarta-feira (29) na comunidade de Irmã Dorothy
A Associação do Moradores da Comunidade de Irmã Dorothy, no bairro da Imbiribeira, foi o lugar onde os profissionais de saúde da Prefeitura do Recife realizou a campanha de combate a hanseníase, na manhã desta quarta-feira (29). A ação contou com a identificação de novos casos da doença por meio de exame dermatológico (pele) e atividades de educação em saúde.
A hanseníase, também conhecida como lepra, é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Mycobacterium leprae. No ano de 2015, Recife notificou 432 casos novos na população geral, sendo 18,29% dos casos de Pernambuco. “Essa é uma doença milenar. Hoje, estamos realizando essa ação na comunidade por ser desprovida de atendimento. Nossa intenção é detectar precocemente a Hanseníase e oferecer um tratamento adequado”, falou Elaine Holanda, coordenadora municipal de Hanseníase.
A atividade contou com a parceria da Coordenação Estadual de Hanseníase, o Movimento de Reintegração de Pessoas Atingidas pela Hanseníase – Morhan e a Universidade de Pernambuco.