Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 30.06.17 - 15h37

Dois arraiais no Recife para celebrar Dia de São Pedro

img_alt

Para homenagear o último santo do ciclo junino, a Prefeitura do Recife preparou festas em dois pontos da cidade (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Depois de um dia inteiro de programação religiosa, com a procissão em honra e graça ao primeiro papa da Igreja Católica e protetor dos pescadores, a Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife, celebrou o último santo do ciclo junino com muita música na noite de ontem. Em Brasília Teimosa e no Pátio de São Pedro, não faltou animação, rostinho colado e muito forró.

A chuva não deu trégua no dia do santo, mas os recifenses apaixonados pelo forró não arredaram o pé do Arraial montado em Brasília Teimosa.  A festa começou à tarde com a apresentação da Associação Esportiva Cultural Sereias Teimosas, primeiro grupo de dança para idosos criado em Recife, fundado no bairro. Eles colocaram todo mundo para dançar xaxado. 

Em seguida, apresentou-se o trio pé de serra Xote Moleque, mesclando forró das antigas com novos sucessos. O homenageado do São João 2017, Edmilson do Pífano, um dos maiores tocadores de pífano do Nordeste brasileiro, colocou todo mundo para dançar. Com quase 50 anos de carreira e mais de 20 discos gravados, ele era só emoção durante o show. Agradeceu a presença do público e a homenagem do poder municipal. Em seguida, Novinho da Paraíba e Michelle Monteiro não deixaram ninguém parado. 

A Quadrilha Lumiar Mirim, fundada no Pina, foi a atração seguinte. O grupo apresentou-se com a emoção de quem está em casa, entre os seus, arrancando muitos aplausos do público. Para encerrar as festividades em Brasília Teimosa, a cantora e homenageada no nosso São João, Cristina Amaral, mostrou porque foi escolhida para ser a embaixadora da festa, representando a música nordestina e animando o público que queria apenas aproveitar a última noite de festa. Para fechar com chave de ouro, a Orquestra Surreal tocou muito forró das antigas, botando todo mundo para gastar sola de sapato.

Para a moradora de Brasília Teimosa Flaviana Ferreira, 28 anos, o encerramento do dia dedicado ao padroeiro do bairro não poderia ter sido melhor. "A procissão foi linda e a festa está maravilhosa. Estou aproveitando a festa com minhas três filhas e a vizinha", contou, aproveitando o arraial.

Fã de Edmilson do Pífano, Cristina Revoredo, 36 anos, entusiasmou-se com a apresentação do artista. "Eu adoro o show dele, é maravilhoso. Vim de Olinda só para assistir." 

Pátio de São Pedro - A segunda noite de festa no Pátio de São Pedro foi bastante animada. Dona Glorinha do Coco abriu as apresentações, seguida por Geraldinho Lins, que convidou Petrúcio Amorim ao palco para cantar com ele grandes sucessos da música nordestina, como Anjo Querubim, do cantor Flávio José. A terceira apresentação da noite foi de Alcymar Monteiro, que levou o público à loucura com músicas do Rei Luiz Gonzaga.

Embaixadora da festa, Cristina Amaral fez um show inspirado, colocando a multidão para dançar até cansar. Nem a chuva atrapalhou a noite, que encerrou com as apresentações de Genival Lacerda e Dino Braia.

Nascida na cidade de Exu, no Sertão de Pernambuco, Bárbara Veras Porto, 65 anos, aproveita o ciclo junino até o último show. “Temos que valorizar nossa cultura, a prata da casa. Amo o Sertão e tudo que ele tem para oferecer. O Nordeste é rico em música e dança, não podemos deixar de valorizar o que somos”.

José Ferreira do Nascimento, 70 anos, morador de Olinda, escolheu o Recife como cenário para seus festejos juninos. “O São João do Recife é incrível! Aproveitei a festa no Sítio Trindade e no Pátio de São Pedro. Canso não. Na minha opinião, essa é a festa mais brasileira de todas.”