NOTÍCIAS

Administração | 30.06.17 - 11h34

Parceria entre Prefeitura do Recife e Seja Digital promove o acesso à TV digital

img_alt

Região Metropolitana do Recife terá o sinal analógico desligado no dia 26 de julho. Meta é universalizar o acesso ao sinal por meio da distribuição e instalação de kits (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

O Recife entra na reta final para a conversão do sinal de televisão para o sinal 100% digital, prevista para o dia 26 de julho. Neste sentido, a Prefeitura do Recife formalizou com a entidade Seja Digital, responsável pela transição do sinal, um Acordo de Cooperação para intensificar a parceria e garantir o acesso de toda a população à TV digital. A assinatura ocorreu na manhã desta sexta-feira (30) no gabinete do prefeito Geraldo Julio, entre o gestor municipal, o diretor da Seja Digital, Antônio Carlos Martelleto, na presença do presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Juarez Quadros do Nascimento.

“O Recife sai na frente como a primeira cidade do Nordeste com a entrega dos kits da TV digital. É um trabalho importante da Seja Digital para que as pessoas que tenham TVs de tubo possam ter acesso ao sinal digital. E quando a meta for alcançada e o sinal da TV analógica for desligado, a frequência da TV analógica vai ser utilizada para o 4G da telefonia móvel”, explicou o prefeito Geraldo Julio.

A Prefeitura do Recife vai disponibilizar espaços em equipamentos como os CRAS, a Central do Bolsa Família e nos Compaz para o cadastramento dos beneficiários e locais de entrega dos kits. A Prefeitura também vai disponibilizar os pontos para entregas de equipamentos eletrônicos que serão descartados como antenas e antigos aparelhos de TV, de acordo com as normas ambientais e espaço nos prédios públicos municipais para a divulgação de informações sobre a mudança de sinal.

O Recife será a primeira capital do Nordeste a desligar o sinal analógico e ser totalmente digital. Nesta semana o Seja Digital atingiu a entrega de 400 mil kits e prevê chegar ao número de 500 mil até a próxima semana, em toda a Região Metropolitana. A meta é atingir 93% dos aparelhos de televisão da RMR, com a entrega de 580 mil kits até o dia 26, quando o sinal analógico será desligado. A distribuição continua após a data, até a universalização ao acesso. Os kits são compostos por conversor, controle remoto, cabos e antena de recepção a famílias de baixa renda cadastradas no programa Bolsa Família do Recife e outros municípios da Região Metropolitana.

“Esta parceria com a Prefeitura do Recife tem sido fundamental. Já temos muitas famílias cadastradas e estamos efetuando esta entrega. Agora nós vamos para a arrancada final, junto com a Prefeitura, para garantir que todas as pessoas que têm esse direito tenham acesso ao kit”, destacou o diretor da Seja Digital, Antônio Carlos Martelleto.

O sinal analógico da TV será desligado no Recife no próximo dia 26 de julho, de acordo com uma determinação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. O presidente da Anatel, Juarez Quadros do Nascimento, reforçou a importância desta mudança. “Recife é uma cidade importante para o país e existe uma frequência nobre que está utilizada pela TV analógica e que pode ser utilizada pela telefonia móvel. Esta mudança vai melhorar o serviço do 4G da telefonia móvel para aumentar a qualidade na transmissão de dados e imagens”, disse.