Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 30.06.22 - 12h09

Exposição sobre São João estreia na Casa do Carnaval

img_alt

A mostra “São João é alquimia - Um lugar de memória” conta com textos, altar junino e enquete sobre os sentidos da festa mais nordestina do calendário brasileiro. Visitação é gratuita

Às vésperas de dar por iniciados os festejos juninos por toda a capital pernambucana, que acontecem entre os dias 1 e 15 de julho, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, estreia a exposição “São João é alquimia - Um lugar de memória”, no Centro de Formação, Pesquisa e Memória Cultural - Casa do Carnaval, no Pátio de São Pedro.

Para celebrar as tradições e brincadeiras juninas, que têm lugar cativo, central e ancestral na identidade do povo recifense e nordestino, a mostra tem como fio condutor uma série de cinco textos escritos pela pesquisadora de cultura popular Carmem Lélis, especialista da Secretaria de Cultura, sobre o ciclo festivo que, segundo um dos textos expostos, “se aconchega na lida do povo, celebra um Brasil profundo, abarrotado de histórias e fé”.

Os cinco textos que vestiram de São João a Casa do Carnaval também podem ser acessados pelo público por meio de QR Codes, para serem ouvidos pelo celular, na voz da própria Carmem, numa parceria com a rádio pública Frei Caneca FM, onde os conteúdos fizeram sua estreia, no início do mês de junho, numa afetuosa celebração ao São João, na grade do interprograma Cultura que Toca.

Para simbolizar todas as dimensões da festa, do sagrado ao coreográfico, a exposição conta também com altar para os santos juninos e com a representação de um cortejo, formado por camisetas com os temas defendidos, ao longo dos últimos anos, pelos mais tradicionais grupos de quadrilhas juninas da cidade.

No oratório junino, os visitantes poderão tentar garantir a almejada sorte no amor, dedicando simpatias e adivinhas ao santo casamenteiro. E, ao final da exposição, serão convidados a interagir com um mural para responder sobre suas memórias juninas e que sentidos elas aguçam principalmente, se olfato, visão, audição, tato ou paladar.

A mostra é uma iniciativa da equipe da Casa do Carnaval, com projeto expográfico de Adélia Collier e Carlos Moura (KombeirodoAmor). Pode ser visitada de terça a sexta, das 10h às 16h e, aos domingos, das 13h às 16h.