Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Turismo | 30.06.22 - 18h52

No Olha! Recife, roteiros com muita história e cultura e arrasta-pé em clima de São João

img_alt

O Olha! Recife é o projeto de sensibilização turística que oferece passeios gratuitos e guiados pela cidade. Neste ciclo de roteiros, tem passeio a pé, de bicicleta e até tour dedicado ao ciclo junino (Foto: Iggor Gomes/PCR)

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, retorna com os passeios turísticos gratuitos oferecidos pelo Olha! Recife e já volta com uma programação especial dedicada ao ciclo junino recifense, além dos passeios rotineiros a pé e de bicicleta. A partir desta sexta-feira (1), abrem as inscrições para participar dos próximos roteiros que, como de costume, mesclam lazer, cultura e história. A programação é sempre acompanhada por guias de turismo, habilitados para mostrar e divulgar o melhor da cidade. 

 

Em celebração ao ciclo junino do Recife, que está de volta após um hiato de dois anos, o Olha! Recife oferece o BRT Junino, uma parceria com o MobiBrasil que vai levar os inscritos da Praça do Arsenal até o Sítio Trindade, para conhecer e curtir a programação do São João da cidade. Este passeio será no dia 8 de julho, com saída às 17h30, e irá se repetir nos dias 9 e 10 de julho.

 

Já na manhã deste sábado (2), o passeio a pé trará o tema Recife Holandês, contemplando as referências e histórias do período em que houve a ocupação holandesa na cidade. O tour passará pelas ruas do Bom Jesus, da Moeda, além da Praça da República e Ponte Maurício de Nassau. À tarde, tem passeio de ônibus com o roteiro Circuito da Música que levará os participantes para conhecer mais sobre os ritmos e histórias da música de Pernambuco. Este passeio fará paradas no Paço do Frevo, nas estátuas de Naná Vasconcelos, Chico Science, Capiba e Luiz Gonzaga, e passará ainda no Sítio Trindade, que recebe um dos polos do São João da cidade. Os passeios do sábado saem da Praça do Arsenal, às 9h e às 14h, respectivamente. 

 

No domingo (3) de manhã, o Olha! Recife a pé traz o tema Caminhada Poço da Panela, com saída da Praça de Casa Forte, às 9h. Os inscritos serão levados para um dos bairros mais bucólicos e históricos da cidade, com rica paisagem e arquitetura. O Poço da Panela conta com casarios e estruturas do século 18 e 19 e alguns serão visitados durante o tour, como a Igreja Nossa Senhora da Saúde. 

 

Ainda na manhã do domingo terá o passeio de bike com o tema Antigos Cinemas do Recife. Os participantes vão sair da Praça do Arsenal, às 9h, e passar por locais como o antigo Cine Glória, Moderno, Cinema São Luiz, Cine Art-Palácio e Cine Trianon.

 

Na quarta-feira (6), às 14h, tem outra opção de passeio a pé com o tema Circuito da Poesia. Os participantes serão levados para conhecer os famosos poetas que fizeram história na nossa cidade, tais como Ascenso Ferreira, João Cabral de Melo Neto, Manuel Bandeira, entre outros.

 

Os interessados em participar em qualquer um dos passeios devem se inscrever pelo site www.olharecife.com.br