Secretaria de Educação comemora o sucesso da 1ª edição da Campus Party Recife
Mil estudantes e 60 educadores da área de tecnologia visitaram os espaços da Prefeitura na Campus 2012
Por Edgar Lima
A Campus Party Recife, realizou na noite de ontem (29), seu encerramento oficial, para tristeza dos campuseiros, como são chamados os participantes da festa. O maior evento de tecnologia do mundo começou na noite da última quinta-feira (26), no Chevrolet Hall, com a presença do prefeito do Recife, João da Costa; da assessora executiva da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, Irenice Bezerra e outros convidados. Depois de quatro dias de intensas atividades como debates, jogos e troca de experiências, abrigados no Centro de Convenções de Pernambuco e Chevrolet Hall, em Olinda, a Campus chegou ao fim.
“A participação da Prefeitura na Campus Party foi de suma importância para a Rede Municipal de Ensino. Levamos nossos alunos e professores para uma socialização no evento. O aprendizado não acontece apenas na escola, onde os estudantes já possuem bibliotecas e laboratórios de informática. Muitas vezes, é preciso sair da sala de aula para visitar um espaço como a Campus, onde a troca de saberes também resulta na absorção de mais conhecimentos”, destaca a assessora executiva da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, Irenice Bezerra. No sábado (28), Irenice participou de uma mesa de debates sobre o tema Inclusão Digital: tecnologia para todos. Junto com ela estiveram Lygia Pupatto, secretária de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações; Anderson Gomes, secretário de Educação de Pernambuco e Françoise Trapernard, presidente da Telefônica/Vivo.
No Chevrolet Hall foram instalados quatro espaços de socialização: o palco Pitágoras que trabalhava temas direcionados ao desenvolvimento, software livre e segurança; o Galileu que apresentou palestras sobre robótica, hardware e astronomia; o Stadium, focado no entretenimento digital; e para animar os participantes da Campus Party, o palco Michelangelo que apresentou vídeos, músicas, desing, fotografias e mídias sociais.
Cerca de 60 mil pessoas passaram pela Zona Expo, área aberta ao público, com o intuito de promover a Inclusão Digital. Só a Prefeitura do Recife, em parceria com a coordenação da Campus Party, propiciou a mil estudantes da Rede Municipal de Ensino, o contato com o mundo digital, através de aulas sobre softwares e hardwares, peças fundamentais para a inclusão.
Já dentro do Chevrolet Hall, na área EducaParty, 60 professores das Unidades de Tecnologia na Educação e Cidadania (Utecs), Escolas Itinerantes e Laboratórios de Informática do Município foram inseridos em um grupo de 80 educadores, que interagiram com profissionais do segmento tecnológico com o objetivo de ampliar conhecimentos em palestras e mesas de debates. “Fico feliz pela oportunidade de participar de um evento dessa magnitude e através dele poder trocar ideias, além de assistir a palestras com diversas personalidades da tecnologia mundial. Isto amplia meus conhecimentos e consequentemente ajudará nas aulas", ressaltou a professora da Utec Ibura, Beatriz Santos, 35 anos.
Na Zona Expo, a Prefeitura do Recife, montou um estande de 100m², onde disponibilizou para os visitantes atividades como a Tagtool, grafitagem virtual que realizada em cima de imagens relacionadas à temática do Ano Letivo 2012: Luiz Gonzaga, do Mangue ao Sertão, homenagem aos 100 do Rei do Baião; o Videorama, um mosaico interativo, composto por 70 fotos de diversas ações promovidas pela Prefeitura e uma Miniredação, espaço onde os estudantes puderam produzir textos, fotos e vídeos para alimentar o Blog da Prefeitura, que cobriu a Campus Party Recife, a partir do olhar dos educandos.
De novo - Devido ao grande sucesso do evento, ainda na noite de abertura, o presidente do Instituto Campus Party Brasil, Bruno Souza, assumiu junto ao prefeito do Recife, João da Costa; o governador de Pernambuco, Eduardo Campos; os convidados e campuseiros presentes ao Chevrolet Hall, o compromisso com a realização da Campus Party 2013.