NOTÍCIAS

Cultura | 30.07.13 - 16h17

Prefeitura realiza encontro "Mulher Negra e Sustentabilidade"

[caption id="attachment_36808" align="alignnone" width="680"] O encontro foi realizado no auditório Capibaribe, 15 andar do edifício sede da Prefeitura. (Foto: Luciano Ferreira/PCR)[/caption]

A Prefeitura do Recife, por meio das  secretarias da Mulher, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e Saúde, realizou no último sábado (27), uma roda de diálogos em celebração ao Dia  Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha. O encontro foi realizado no auditório Capibaribe, 15 andar do edifício sede da PCR.  A data foi criada em 1992, durante o I Encontro de Mulheres da África, da América Latina e do Caribe, na cidade de Santo Domingos, capital da República Dominicana.

A secretária da Mulher Silvia Cordeiro e a secretária executiva de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos Elizabeth Godinho saudaram as presentes em nome do prefeito Geraldo Julio, agradecendo a participação das pessoas e reafirmando o compromisso da gestão com políticas de gênero e de enfrentamento ao racismo. Segundo Sílvia Cordeiro, é estratégico  para gestão municipal conhecer o processo histórico da discriminação  racial e de gênero para que se possa efetivar políticas públicas afirmativas e reparadoras das desigualdades.

Participaram da Roda de Diálogo como  expositoras Sony Santos, assistente social  sanitarista; a mestra em Direitos Humanos Ana Paula Maravalho, a ex-deputada estadual e professora Ceça Ribeiro; Ana Cláudia Rodrigues, pesquisadora, antropóloga e cientista social da UPFE. Elas abordaram a questão racial na perspectiva das mulheres,pontuando avanços  e desafios para as políticas públicas com recorte racial.

[caption id="attachment_36810" align="alignnone" width="680"] Dona Nenzinha, homenageada no evento, afirmou: "Tenho muito orgulho do meu povo". (Foto: Luciano Ferreira/PCR)[/caption]

Durante  os trabalhos  foram apresentados pela Secretaria da Mulher  dados sobre o quadro funcional da PCR,que conta com  17.851 mulheres e 9.634 homens. As funcionárias e servidoras representam maioria principalmente na faixa etária dos 33 a 40 anos. Dessas, 63,5% se declaram brancas, enquanto 22% se  auto identificam  como negras e 15,3% como pardas. Números avaliados como "merecedores de nova análise, uma vez que muitas mulheres ainda não sentem orgulho em se identificar como da raça negra", pontuou a mestra Ana Paula Maravalho.

Para Dona Nenzinha  o orgulho está não apenas na cor da pele, como também na preservação da cultura e dos valores da população negra. "Tenho muito orgulho do meu povo", disse a Ialorixá homenageada no evento.

A secretária Sílvia Cordeiro destacou a importância do encontro  para  pontuar questões para o Fórum Gestor de  Gênero e Raça da PCR, liderado pelo prefeito Geraldo Julio, que  terá reuniões trimestrais com a participação do conjunto do secretariado. "Com o pleno funcionamento de Fórum, a gestão se fortalece para implementar políticas públicas estruturadas e articuladas  que alcancem a maioria das mulheres negras do Recife”, afirma.