Tablets, reformas e aula-atividade marcam segundo semestre letivo de 2013
As reformas e a manutenção do parque escolar do Recife tiveram início em julho para receber os 94 mil estudantes da rede municipal de ensino. Tablets e aula-atividade chegam em agosto
A chegada dos tablets, as reformas no parque escolar e a implantação da aula-atividade marcam a retomada do ano letivo na rede municipal de ensino do Recife, após o fim do recesso de julho. Novidade mais aguardada pelos alunos em 2013, os tablets serão entregues aos 16 mil estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental a partir da segunda quinzena de agosto. A distribuição termina no fim de setembro.
Após três semanas sem aulas, as 306 unidades escolares do Recife voltaram a receber seus 94 mil estudantes nessa segunda-feira (29). Muitos já descobriram a escola de cara nova, em plena reforma. É o caso da Escola Municipal Darcy Ribeiro, no bairro do Cordeiro, que as 12 salas de aula reformuladas durante o recesso do meio do ano e está em fase de acabamento no restante do prédio.
Diretora da Darcy Ribeiro, Maria do Bomparto Oliveira conta que, em 15 anos de atuação na unidade, nunca havia presenciado uma reforma completa, que incluiu reparos nas redes hidráulica e elétrica. “Vamos ter até climatização. Os professores reclamavam muito do calor, mas agora estamos com outro ânimo. Os alunos já chegaram e repararam que a escola está com outra cara. Isso tem reflexo, mais na frente, na qualidade do ensino”, ressaltou.
Cerca de 30 escolas e creches estão passando por reforma atualmente. Mas todas as 306 unidades de ensino serão contempladas pela manutenção preventiva e corretiva, iniciada neste mês de julho. A licitação para a manutenção tem valor total de R$ 15 milhões e estabelece prazo de um ano para que os serviços sejam concluídos em toda a vez.
Já os tablets que começam a ser distribuídos em agosto aos estudantes do ensino fundamental II serão de uso individual. Os estudantes poderão levá-los para casa. Na escola, haverá internet wi-fi. Os mais de 500 professores do 6º ao 9º já estão sendo capacitados para utilizar a ferramenta em sala de aula. Fabricados pela Positivo, os aparelhos têm tela de 10,1 polegadas, 320 GB de disco rígido, câmera de 0,3 megapixels, teclado e caneta digital integrados. O conteúdo pedagógico será condizente com cada série.
Ainda em agosto deste ano, os professores do ensino fundamental II terão direito a 1/3 da carga horária para a aula-atividade – tempo dedicado ao planejamento e à avaliação das atividades desenvolvidas em sala de aula, conforme estabelece a Lei do Piso Salarial do Magistério. Já os professores da educação infantil e do ensino fundamental I (1º ao 5º ano) começam a exercer a aula-atividade em 1/3 da carga horária em fevereiro de 2014. Até lá, receberão abono mensal em dinheiro correspondente a 15 horas/aula.