NOTÍCIAS

Cultura | 30.07.14 - 15h47

PCR realiza ação para aquecer comércio no Mercado do Jordão

Cerca de 95 permissionários foram beneficiados com as atividades. (Foto: Carlos Augusto/PCR)

A Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano, realizou, na manhã desta quarta-feira (30), uma ação conjunta para aquecer o comércio no Mercado do Jordão, na Zona Sul da cidade. Foram oferecidas aos comerciantes orientações de empreendedorismo, saúde e higiene e direitos e deveres dos permissionários instalados no mercado. Equipes da prefeitura também realizaram a pintura da fachada do equipamento. A pasta contou com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento e Planejamento Urbano, Secretaria de Saúde e Secretaria de Direitos Humanos.

A ideia de organizar esta ação surgiu através de vistorias da Secretaria-Executiva de Controle Urbano (Secon) no bairro, quando foi constatado o aumento do comércio informal próximo ao canal do Jordão. Pensando em soluções que fossem benéficas para cidade e para os comerciantes, a Secon procurou a Companhia de Serviços Urbanos do Recife (Csurb), responsável pela administração dos mercados e do comércio informal na cidade para que um espaço fosse cedido aos comerciantes dentro do pátio de feira, anexo ao mercado. Além disso, foi avaliado que o mercado deveria receber atividades desse tipo para atrair mais clientes.

Durante toda manhã, a Secretaria de Desenvolvimento e Planejamento Urbano conversou com os comerciantes e informou sobre facilidades da linha de crédito para expandir o negócio e aprimorar a forma de captação de renda. Já a Secretaria de Saúde, através da Vigilância Sanitária, ressaltou a importância dos cuidados com o manuseio e conservação de alimentos. A Secretaria de Direitos Humanos distribuiu panfletos informativos para combater a exploração sexual de menores e o trabalho infantil.

Para os permissionários que já atuavam no mercado, esta ação foi como renovar as esperanças. "O mercado voltou a ser do povo há pouco tempo, quando o pessoal da Prefeitura e da Polícia Militar colocou ordem na área. Agora a prefeitura está nos oferecendo condições de melhorar nosso trabalho. Espero que o mercado volte a ser movimentado", contou Maria Antonieta de Souza, permissionária do Mercado do Jordão há 15 anos.

Houve também um momento para que os novos e antigos permissionários pudessem sugerir outras mudanças no mercado. Tudo foi anotado e será avaliado pelas secretarias competentes. Para a secretária executiva de Controle Urbano, Cândida Bomfim, este tipo de atitude é fundamental no processo de mudança do mercado. "Nós estamos trabalhando em conjunto com a Csurb para garantir mais um espaço voltado para o comércio e convivência da população. Queremos beneficiar todos esses comerciantes e a Semoc irá trabalhar duro para isso", disse.