NOTÍCIAS

| 30.07.14 - 09h11

Recife inicia vacinação contra Hepatite A ​nesta sexta-feira

A vacina estará disponível para 22,5 mil crianças do grupo prioritário, em todas as unidades de saúde do município

A partir desta sexta-feira, 1º de agosto, o Recife inicia a imunização contra Hepatite A. A vacina passa a integrar o Calendário Nacional de Vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS). Crianças a partir de 12 meses até menores de dois anos (um ano, 11 meses e 29 dias) vão poder ser vacinadas nas Unidades de Saúde da Família (USF), Unidades Básicas e Policlínicas, da Secretaria de Saúde do Recife. A meta é que 95% do público-alvo tomem a dose até o fim do ano.

Na capital pernambucana, 22.538 crianças estão dentro do grupo prioritário. “Antigamente, os especialistas achavam que a Hepatite A não era uma doença agressiva, mas sabe-se, hoje, que ela pode até levar a óbito. Agora, a vacina está percorrendo o mesmo caminho que outras, como a pneumocócica e a contra meningite meningocócica do grupo C, seguiram”, explicou Elizabeth Azoubel, coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Recife. Não há nenhuma restrição para receber a dose. Os pais devem levar o cartão de vacinação da criança, para ser atualizado.

A vacina contra hepatite contribui para a prevenção e controle das hepatites virais do tipo A. “Será aplicada, no primeiro momento, em dose única, que garante uma longa proteção ao indivíduo. Mas o Ministério da Saúde vai continuar monitorando as pessoas que foram imunizadas, para fazer qualquer alteração, caso seja necessário”, finalizou Elizabeth.

Campanha – A Campanha Nacional Contra Pólio e Sarampo, deste ano, acontecerá entre os dias 8 e 28 de novembro. Crianças de 6 (seis) meses até menores de 5 (cinco) anos deverão ser imunizadas contra Pólio; e crianças de 1 (um) ano até menores de 5 anos deverão receber a vacina contra Sarampo.