NOTÍCIAS

Cultura | 30.07.15 - 15h22

Concerto da Orquestra Sinfônica leva multidão ao Teatro de Santa Isabel

img_alt

Noite foi uma comemoração aos 85 anos de atividade da OSR, considerada a mais antiga em atividade no Brasil. (Foto: Lú Streithorst / PCR)

 

Uma noite pra guardar na memória. Assim pode se definir a apresentação da Orquestra Sinfônica do Recife na noite desta quarta-feira (29), no Teatro de Santa Isabel. O 5º Concerto da Temporada Oficial 2015 teve gostinho de parabéns e marcou os 85 anos daquela que é a orquestra mais antiga em atividade no Brasil. O público compareceu em peso e lotou as dependências do teatro.

O maestro e regente da OSR, Marlos Nobre, abriu a noite saudando ao público e ressaltando a importância da apresentação para todos que fazem a orquestra que, segundo ele, “hoje é um exemplo para todo o Brasil”. “A Orquestra Sinfônica faz música para o povo do Recife. Para mim é um honra reger esse grupo e agradeço ao prefeito Geraldo Julio e à Secretária de Cultura Leda Alves, pelo convite”. Na ocasião, ele homenageou todos os maestros que já passaram pelo grupo através do ex-regente Guedes Peixoto.

Logo em seguida, um clássico de David Popper, a Rapsódia Húngara, abriu o concerto e contou com solo do chefe do naipe de violoncelos, Leonardo Guedes. O segundo momento da noite foi da composição autoral de Marlos Nobre criada, especialmente, para a festivividade. A “Abertura – OSR 85” encantou o público com seus acordes intensos e o namoro com a cultura popular, através do maracatu e do frevo.

Fechando a programação, a OSR executou uma das obras mais belas de Pyotr Ilych Tchaikovsky: a Sinfonia nº 4, composta entre os anos de 1877 e 1878, e estruturada em quatro movimentos. Ao final da apresentação o público aplaudiu de pé os músicos agradecendo pela beleza da noite. A comerciante Maria Luiza Souza saiu encantada do Teatro de Santa Isabel. “Uma apresentação belíssima. A Orquestra está de parabéns! E que venham muitos anos ainda de vida”, afirmou.