NOTÍCIAS

Educação | 30.07.15 - 09h56

PCR promove fórum metropolitano para discutir educação de jovens e adultos

img_alt

Encontro realizado no Recife reuniu representantes de 14 município. (Foto: Inaldo Lins/ PCR)

 

Há dois anos, a estudante Vera Lúcia Conceição, 49, não conseguia assinar o próprio nome. Hoje, já sabe ler e escrever, graças às aulas de Educação de Jovens e Adultos que frequenta. "Foi uma realização pessoal. Antes me sentia insegura, mas hoje em dia resgatei minha autoconfiança", declara Vera, que cursa o 1º modulo de EJA, na Escola Municipal Moacir Albuquerque, em Nova Descoberta. Nesta quarta (29), ela participou do Encontro do Fórum de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Região Metropolitana do Recife, na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena.

Em sua 15º edição, o encontro teve como tema As interconexões de EJA e o movimento popular. Representantes dos 14 municípios da Região Metropolitana, alunos, professores e gestores de EJA puderam dar sugestões de melhorias e opiniões acerca da política de ensino para jovens e adultos no estado. O evento teve como objetivo conscientizar, mobilizar e definir encaminhamentos sobre a modalidade de ensino para jovens e adultos. O Fórum vêm mobilizando instituições e pessoas a unirem forças a favor da criação de estratégias para melhoria da educação de jovens e adultos.

De acordo com a gerente geral de Planejamento e Monitoramento Pedagógico da Secretaria de Educação do Recife, Renata Jatobá, o fórum é um momento primordial para por em pauta a importância do EJA na sociedade. "É importante enxergar esses estudantes que tiveram uma certa deficiência no ensino e possuem, de certa forma, uma dificuldade de recuperar o tempo perdido", destaca. Durante as discussões em torno do programa de EJA, 40 pessoas foram selecionadas para representarem o Recife no Fórum Estadual, que acontecerá nos dias 12, 13 e 14 de agosto, na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Educadores Professor Paulo Freire.

ASSUNTOS: