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Educação | 30.07.15 - 17h12

Seminário estimula debates sobre a Política de Ensino no Recife

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Cerca de mil profissionais da educação participaram de encontro na Escola de Formação de Professores Paulo Freire. (Foto: Carlos Augusto/ PCR)

 

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, realizou, nesta quinta-feira (30), na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena, o I Seminário de Socialização da Política de Ensino da Rede Municipal. Ao todo, cerca de mil profissionais de todas as áreas educacionais da rede municipal participam do encontro, entre gestores, coordenadores, professores e técnicos pedagógicos. O evento teve o objetivo de estimular as discussões acerca da Política de Ensino do Recife.

Para a coordenadora do Grupo de Trabalho de Reelaboração da Política de Ensino, Kátia Marcelina, o seminário possibilitará a divulgação das pesquisas e ações pedagógicas desenvolvidas pelos professores. "Este encontro permitirá que os professores apresentem os relatos de experiências e pesquisas desenvolvidas tendo como eixo, base de sustentação teórica e metodológica, a Política de Ensino", analisa a coordenadora.

A abertura do evento contou com a apresentação do Grupo de Choro da Escola Municipal de Artes João Pernambuco. Em seguida, a professora Fátima Cruz, do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), debateu sobre os direitos de aprendizagem, da Educação Infantil até o Ensino Fundamental e Anos Finais. À tarde, o professor Renato Athias, do Departamento de Antropologia e Museologia da UFPE, discute sobre as políticas indígenas na educação e sobre as relações étnico-raciais.

De acordo com Alison Souza, da Comissão Científica da Escola Paulo Freire, a criação do seminário supre a necessidade de divulgar os trabalhos debatidos anteriormente. "Já tivemos alguns encontros com os professores e gestores para apresentarmos a Política de Ensino que está sendo construída. Esse é um dos eventos em que podemos aprofundar algumas questões", relata.