Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Turismo | 30.07.17 - 19h10

Recife Antigo de Coração leva cultura, esportes e lazer ao coração da cidade

img_alt

Programação promovida pela Prefeitura do Recife homenageou a mulher negra, latino-americana neste domingo (30) (Foto: Wesley D'Almeida/PCR)

 

Apesar da chuva, não faltaram atividades esportivas e de lazer para quem passou pelo Recife Antigo neste domingo (30). Em alusão à data na qual é celebrado o Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha, 25 de julho, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, preparou uma programação especial nesta edição do Recife Antigo de Coração.
 
Celebrando a luta e resistência da mulher negra, a programação garantiu uma oficina de turbantes, entrega de fitinhas e orientação sobre os serviços oferecidos pela Secretaria da Mulher. Ao todo, foram entregues mais de 300 panfletos. Segundo a assessora de políticas sobre gênero da Secretaria da Mulher, Daniela Bandeira, participaram da oficina 160 pessoas e cada uma delas garantiu um turbante. “Nosso estande foi bastante visitado e todos os participantes saíram satisfeitos com a proposta da ação, que é de disseminar informações sobre igualdade de gênero e empoderamento feminino”, disse.
 
Para a empresária Glayciane Cavalcante, o tema da intervenção é extremamente necessário. “Ainda temos um longo caminho para percorrer, mas pequenos movimentos como esse, que fazem a informação chegar a todos que frequentam o Marco Zero, é um ótimo começo”, contou. “A oficina de turbante não é apenas um aprendizado de como colocar um pedaço de pano na cabeça, mas sim uma forma de propagar a história de luta das mulheres negras”, concluiu.
 
Em frente ao Marco Zero, contou com apresentação de Dona Glorinha do Coco do Amaro Branco. O polo musical ainda recebeu também Antúlio Madureira, Betto do Bandolim, Cello Gomes e a Orquestra de Violino do município de Jaqueira - escolhido nesta edição para o espaço Recife Recebe.
 
Quem gosta de práticas esportiva também pode aproveitar o Recife Antigo de Coração. Os 36,5 km de percurso exclusivo por alguns dos principais atrativos turísticos da cidade também estiveram disponíveis. As três rotas da Ciclofaixa de Turismo e Lazer, que convergem no Marco Zero, foram uma ótima forma de chegar ao bairro. Já polo esportivo garantiu handebol, futsal, tênis, frescobol, minifutebol, vôlei e parkour, na Avenida Marquês de Olinda; badminton e slackline, na Rua Dona Maria César; além de aluguel de bikes e rampas de skate.
 
Natural de Recife, mas fora da cidade há 18 anos, o ator e diretor Jarbas Albuquerque participou do evento pela primeira vez e se encantou com a proposta. “Estou na cidade há 10 dias e não fazia ideia que isso acontecia no Bairro do Recife. Me deparei com um belo movimento cultural, onde pessoas de todas as classes sociais participam e são as protagonistas nas ruas”, contou. “Só vou embora em setembro e pode ter certeza que, antes de ir, estarei aqui no último fim de semana do mês de agosto”.
 
O espaço dedicado às crianças proporcionou recreação com cama elástica, muro de escalada, piscina de bolinhas, jogos gigantes e um grande brinquedo inflável. Trazido pela mãe Juliete Alves e pelos tios Carla Monteiro e André Edson, os pequenos Nicolas e Nicole, 5 e 3 anos, aproveitaram bastante a área. “Promover um evento desse porte, com tantos serviços e que nos dá a chance de conferir shows gratuitos de artistas locais é uma iniciativa louvável da Prefeitura do Recife. Hoje participamos pela primeira vez, mas, no próximo, estaremos aqui novamente”, disse André.
 
O Recife Antigo de Coração garantiu também um polo de serviços, realizado em parceria com a Secretaria de Saúde do Recife. Teve aferição da pressão arterial, medição de altura e peso para o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), testes de glicemia, distribuição de preservativos e gel lubrificante, além de realizar orientações para uma vida mais saudável. O Recife Antigo de Coração acontece todo último domingo do mês, garantindo atividades esportivas, culturais e de lazer para público todas as idades.