NOTÍCIAS

Cultura | 30.08.12 - 11h14

CTTU e comunidade apresentam propostas para o binário da Zona Norte

[caption id="attachment_25104" align="alignleft" width="334"] No evento foram anunciadas propostas que já serão implantadas em setembro. Foto: Clélio Tomaz[/caption]

O auditório do Centro Comunitário Salesiano do Recife, em Casa Amarela, ficou lotado na noite desta quarta-feira (29), para a reunião realizada pela Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), convocada para debater propostas ligadas à criação do binário entre as estradas do Arraial e do Encanamento, na Zona Norte da cidade. Mais de 300 pessoas participaram do encontro e mais de 30 sugestões foram entregues aos representantes do órgão municipal. As propostas serão analisadas para verificar a viabilidade técnica e incorporadas aos estudos com a finalidade de implantar ajustes na área da intervenção.

No evento, ainda foram anunciadas algumas propostas que já serão implantadas durante o próximo mês de setembro, como o disciplinamento de estacionamento nas ruas Flor de Santana e Irmã Maria Davi e tornar a Rua Evaristo da Veiga mão única, além de outras sugestões que já estão em estudo, como a implantação de um semáforo na Av. 17 de Agosto com a Praça do Parnamirim e tornar a Rua Padre Roma mão dupla novamente. Os participantes também ouviram um representante do Grande Recife Consórcio de Transportes, que falou sobre as mudanças nos itinerários das linhas de ônibus que transitam pela área.

Foi uma reunião onde podemos ouvir as sugestões, conversar e discutir as ações. Na CTTU temos a experiência de ouvir todos, e todas as propostas serão analisadas, mas é importante frisar que só serão implantadas se forem tecnicamente viáveis, garantindo a mobilidade para a coletividade”, disse a presidente da CTTU, Maria Pompéia de Pessoa.

Uma das propostas apresentadas pela CTTU foi a retirada de um trecho de aproximadamente de 350 metros da ciclofaixa no início da Estrada do Arraial, entre as ruas Cônego Barata e Desembargador Goes Cavalcante. A medida visa garantir a segurança dos ciclistas, uma vez que muitos estão transitando no contra fluxo, indo de encontro aos veículos que seguem pela Av. Rosa e Silva.

Novas medidas – No próximo dia 1º de setembro, a CTTU irá transformar a Rua Virgínia Loreto, que liga a Av. 17 de Agosto à Rua João Tude Melo, em mão única, no sentido da primeira para a segunda via. Isso irá garantir aos veículos que estão em Casa Forte e queiram ir para a Madalena e Afogados possam utilizar a rua, e assim não necessitem ir até a Praça do Parmamirim. Com isso o sinal na Av. 17 de Agosto com a Rua Virgínia Loreto será modificado para um semáforo ocasional específico para pedestres, e outro semáforo será instalado na Rua João Tude Melo, garantindo a saída dos veículos que estão na Rua Virginia Loreto.

Binário – O binário formado pela Estrada do Encanamento com a Estrada do Arraial foi implantado no dia 28 de junho. Ambas as ruas foram transformadas em mão única e com os sentidos de circulação inversos, complementando o binário já existente entre as avenidas Rosa e Silva e Rui Barbosa. A medida teve como finalidade garantir melhor acomodação dos veículos, sincronia entre os semáforos e maior fluidez no tráfego. Além disso, o projeto contemplou a criação de ciclofaixas no que têm no total 4,3 km e ficam no mesmo sentido das vias.

ASSUNTOS: