Museu Murillo La Greca realiza bate-papo com a curadora Ana Maria Maia
Encontro acontece neste domingo (02) e encerra a mostra “O Efeito da Frase”
[caption id="attachment_25163" align="alignleft" width="334"] A jovem curadora Ana Maria Maia (D) conversa com o público sobre a mostra em cartaz. Foto: Carlos Oliveira[/caption]O público interessado em dialogar sobre as artes visuais e processo curatorial de uma exposição tem uma ótima oportunidade neste domingo (02) no Museu Murillo La Greca. A jovem curadora pernambucana Ana Maria Maia conversa com o público, a partir das 16h30, sobre a mostra O Efeito da Frase: como modos de narração repercutem na construção da história? O acesso é gratuito.
A exposição O Efeito da Frase deu início ao Projeto Amplificadores, do Museu Murillo La Greca, no dia 22 de julho. Este domingo (02) é a última oportunidade de conferir os trabalhos do coletivo Telephone Colorido e dos artistas Cristiano Lenhardt, Daniel Barroca, Deyson Gilbert & Roberto Winter, Glauber Rocha, Jimson Vilela e Yuri Firmeza.
Na mostra, os visitantes poderão conferir diferentes linguagens como fotografia, vídeo e instalação. Em Som Capanema, trabalho realizado por Cristiano Lenhardt em 2004, é resultado de um exercício em que o artista utiliza sua própria voz para reverberar o interior de prédios públicos. O trabalho enfatiza a ação de um sujeito sobre algo que, até então, pertencia à ordem estática e inconteste dos monumentos.
Há ainda trabalhos que tensionam os discursos convencionais sobre o passado. Ao aplicar uma faixa vermelha sobre um vinil, Deyson Gilbert & Roberto Winter tornam ruidosa e intermitente a emissão do Concerto para mão esquerda, de Ravel. Colecionando fotografias antigas de guerra e interferindo manualmente sobre elas, Daniel Barroca cultiva uma arqueologia de imagens. Já o grupo Telephone Colorido corrompe o cânone de um Nordeste Armorial, forjando o rapto do escritor Ariano Suassuna através de um vídeo.
A mostra ainda exibe vídeo da atuação do cineasta Glauber Rocha em entrevistas do Programa Abertura (TV Tupi) no contexto do fim da ditadura (1980 – 1981). Também são expostos textos de Yuri Firmeza publicados em jornais, como exemplo da interferência do pensamento artístico e/ou crítico numa pauta de discussão pública agendada pelos veículos de imprensa.
Serviço:
Mostra O efeito da frase
Conversa com a curadora Ana Maria Maia no domingo (02), às 16h30
De terça a sexta-feira, das 9h às 17h
Sábados e domingos, das 13h às 17h
Museu Murillo La Greca: Rua Leonardo Bezerra Cavalcanti, 366 – Parnamirim
Informações: 81 3355-3126