OP foca em assuntos voltados ao Desenvolvimento Econômico
O Banco do Povo, programa de crédito popular, foi uma das ações eleitas por meio das plenárias
A Prefeitura do Recife (PCR) realizou, na noite desta quarta-feira (29), a plenária do Orçamento Participativo de Desenvolvimento Econômico. O encontro, que contou com a presença de 347 pessoas, aconteceu no antigo Colégio Nóbrega, no bairro da Boa Vista.
Antes da votação, para participar da plenária, a população se cadastrou em um dos 16 computadores disponíveis e acompanhou a prestação de contas da gestão. O Banco do Povo, programa de crédito popular que empreendedores, formais ou informais, podem ter acesso a diversas linhas de crédito com baixas taxas de juros, foi uma das ações votada por meio do OP. Mais de quatro mil empreendedores foram beneficiados com atendimento fixo e volante.
Durante o evento, os participantes escolheram ações ligadas à estruturação do comércio do Recife e a valorização dos mercados públicos, centros de comércio popular e feiras. Na ocasião, três obras foram escolhidas como prioritárias, entre elas estava a execução do projeto anexo do mercado São José, que recebeu 737 votos. Também foram eleitos 29 delegados, representantes da população.
A assessora executiva da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Anita Dubeux, adiantou que novos Telecentros serão instalados. “Aproximamos a população do mundo digital, 10 mil pessoas foram capacitadas a lidar com computadores e internet. Para dar continuidade ao processo de inclusão digital, até dezembro, mais cinco unidades novas serão implantadas. Os bairros beneficiados com a iniciativa são: Iputinga, Torre, Várzea, Torrões e Mustardinha”, afirmou.
Confira abaixo a lista com as três ações mais votadas:
1ª Ação: Execução do projeto anexo do mercado São José. Total de votos: 737
2ªAção: Propagação, divulgação e valorização dos produtos e serviços comercializados nos mercados, centros e feiras. Total de votos: 494
3ªAção: Reforma da Praça e Requalificação da feira de artesanato de Boa Viagem, executar a qualificação profissional por meio do PLANTEQ, manter o Observatório do Trabalho. Total de votos: 383