NOTÍCIAS

Cultura | 30.08.12 - 13h51

PCR realiza atividades da Semana da Visibilidade Lésbica na Colônia Penal Feminina Bom Pastor

[caption id="attachment_25132" align="alignleft" width="334"] Ação levou as mulheres da Colônia Penal Feminina do Bom Pastor, o Dia de Lazer e o Seminário Empregabilidade. Foto: Ivanildo Francisco[/caption]

 
A Prefeitura do Recife segue com seu calendário de atividades em comemoração a Semana da Visibilidade Lésbica. Nesta quinta-feira (30), promoveu, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã (SDHSC), o Dia de Lazer e o Seminário Empregabilidade das mulheres dentro e fora do cárcere, na Colônia Penal Feminina do Bom Pastor. Também participaram da ação as secretarias da Mulher, de Desenvolvimento Econômico, de Saúde, o Coletivo de Mulheres Lésbicas e Bissexuais de Pernambuco (COMLES) e a Direção da Colônia Penal Bom Pastor.
 
A Secretária Especial da Mulher, Rejane Pereira, falou da importância da promoção de políticas públicas e da garantia de direitos dentro de um sistema carcerário. “Estamos aqui para refeorçar que essas mulheres, apesar de estarem cumprindo determinações em função de infrações cometidas, têm seus direitos garantidos em constituição, o que inclui a prática de lazer. Por isso, a Prefeitura do Recife, por meio de uma parceria intersetorial, vem desenvolvendo ações específicas voltadas para o calendário das mulheres, focado na ampliação do diálogo com relação ao mês da visibilidade lésbica”, explicou.
 
Na ocasião, as mulheres que estão em regime de ressocialização participaram de um diálogo sobre empregabilidade e a perspectiva de emprego e renda para as mulheres fora do cárcere; a garantia dos direitos humanos das mulheres lésbicas e bissexuais na perspectiva de um cárcere sem lesbofobia; e o tema ‘Quem somos nós mulheres negras dentro das unidades prisionais?’.
 
O Dia de Lazer é uma das ações da PCR para reforçar os direitos das mulheres com foco no direito ao esporte e lazer. Um momento de oficinas esportivas e de lazer realizadas pelos educadores do Círculos Populares de Esporte e Lazer, com direcionamento para o direito das mulheres à prática do esporte e do lazer. Por estarem presas, seus momentos de lazer são restritos, porém este dia seria uma exceção para que seja focado o direito e a cidadania. A atividade aprofunda, ainda, a intersetorialidade como princípio fundamental de uma gestão pública comprometida com a garantia dos vários direitos da pessoa humana.