Secretaria de Saúde prossegue com várias ações de combate ao fumo no Recife
Desde a última quarta-feira (29), os profissionais da rede municipal de saúde estão desenvolvendo atividades por toda a Cidade
Por Junior Aguiar
As ações de combate ao fumo no Recife não param. Várias mobilizações como palestras, oficinas educativas, exibição de vídeos e encontros irão acontecer em diversas Unidades de Saúde da Família espalhadas pela Capital com o objetivo de sensibilizar a população sobre os malefícios do cigarro. Desde a última quarta-feira (29), data oficial do Dia Nacional de Combate ao Fumo, os profissionais da rede municipal de saúde estão desenvolvendo atividades por toda a Cidade.
Nesta sexta-feira (31), os moradores do bairro dos Coelhos, Zona Central do Recife, participarão de palestras na USF Coelhos II (Rua Dr. José Mariano, 699 - Coelhos). O encontro ainda tem destaque para a distribuição de materiais educativos e orientações de tratamentos contra a dependência do cigarro e outras drogas.
A USF Alto do Capitão (Rua Tubiracava, s/nº – Dois Unidos), será local de uma triagem especial para os fumantes de Dois Unidos. A ocasião determinará as prioridades do tratamento de pacientes de acordo com a situação de dependência do cigarro. A partir do questionário que será aplicado individualmente, o fumante será conduzido para cuidar da dependência na própria USF ou nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Os eventos acontecerão a partir das 8h30.
Na próxima segunda-feira (03), também a partir das 8h30, uma sessão de vídeos educativos mostrando os malefícios do cigarro será realizada na USF Irmã Terezinha (Rua da Consolação. 09 - Peixinhos). Ao final, os participantes poderão tirar dúvidas sobre tratamentos na rede e ainda receberão materiais educativos. Na terça-feira (04), às 14h, Também na USF Irmã Terezinha, será formado um grupo de hipertensos e diabéticos do bairro de Peixinhos. O primeiro encontro terá destaque para exibição de filmes educativos sobre os malefícios do cigarro e o esclarecimento de duvidas dos participantes. Também serão exibidos cartazes contra o tabagismo e ainda haverá distribuição de materiais educativos.
Nas semanas seguintes, especificamente nos dias 10 e 24, a USF do Alto do Capitão realizará mais atividades. Na primeira data aqueles que participaram da triagem no ultimo dia 31, voltarão à USF para o inicio do grupo de fumantes do local. A partir desta data, os usuários irão se reunir semanalmente na unidade para rodas de conversas e esclarecimento de dúvidas. Já no dia 24, o encontro dos usuários do grupo de fumantes será especial. O dia tem destaque para a entrega das avaliações feitas a partir das triagens realizadas no dia 03. Dependendo do grau de problemas devido ao cigarro como, por exemplo, complicações respiratórias, bucal, comportamentais ou psicológicas, os usuários serão encaminhados para tratamento no CAPS. Os que não apresentarem tamanha gravidade continuarão sendo tratados no próprio posto de saúde.