NOTÍCIAS

Finanças | 30.08.12 - 15h20

Secretários de Finanças debatem estratégias para melhorar arrecadação e gestão dos recursos públicos

Assembleia da Abrasf segue até amanhã, no Recife Palace, em Boa Viagem

Por Cristina Ramos

A apresentação de casos de sucesso nas áreas jurídica e de tecnologia da informação foram os destaques, na manhã desta quinta-feira (30), no Hotel Recife Palace (Boa Viagem), durante a 3ª Assembleia Geral Ordinária de 2012, realizada pela Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf) com apoio da Secretaria de Finanças do Recife. O encontro tem por objetivo debater sobre inovações e uniformização de procedimentos que proporcionem melhorias na arrecadação tributária e administração de recursos públicos.

Na abertura do evento, o presidente da Abrasf, Alexandre Cialdini (secretário de Finanças de Fortaleza), destacou a importância da troca de informações entre os municípios, com vistas à melhoria da gestão tributária e controle fiscal. Representando a Prefeitura do Recife, o auditor Antônio Gomes (diretor geral de Administração Tributária) e o analista de sistemas Homero Cavalcanti (coordenador de Projetos de Automação de Processos da Secretaria de Gestão da PCR) fizeram uma exposição sobre novidades e benefícios do Processo Eletrônico.

Os temas Sistema Integrado de Governo na busca permanente de instrumentos de inteligência fiscalBoletim Jurídico, com uma abordagem sobre casos em tramitação no Supremo Tribunal Federal, foram tratados, respectivamente, por Tina Meurer (Secretaria de Ciência e Tecnologia de Florianópolis) e Ricardo Almeida (consultor jurídico da Abrasf). Em seguida, coube ao representante da Receita Federal, Flávio Vilela, falar sobre Sistema Nacional de Gestão de Informações Territoriais.

A programação desta tarde inclui debates a respeito da Criação de Grupo de Trabalho sobre a Nova Contabilidade Pública; Resultados da Câmara Técnica Permanente e Fortalecimento do Planejamento Orçamentário e Administrativo Fiscal de Mudança do Clima no Brasil. A Nota Fiscal Eletrônica e uma mesa redonda sobre SPED Fiscal também estão na pauta de hoje da Assembleia da Abrasf. O evento, que conta com a participação secretários de Finanças, Receita, Fazenda e Tributação das capitais brasileiras, segue até amanhã (31), na capital pernambucana.