NOTÍCIAS

| 30.08.13 - 17h33

Ações arte-educativas marcam o Dia Nacional de Combate ao Fumo

[caption id="attachment_37919" align="aligncenter" width="680"] Grupo de Teatro do Consultório de Rua apresentou-se no Mercado da Encruzilhada informando a população sobre os efeitos do uso do cigarro. (Foto: Eloi de Souza/PCR)[/caption]

O Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado ontem (29), foi comemorado com ações educativas no Mercado da Encruzilhada, na Zona Norte do Recife. Arte-educadores do Grupo de Teatro do Consultório de Rua e profissionais e usuários do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) AD de Álcool e outras Drogas Estação Vicente Araújo, da Encruzilhada, participaram da iniciativa informando os frequentadores do mercado sobre o perigo da exposição involuntária da fumaça do cigarro, bem como orientando os moradores sobre o local de tratamento contra o tabagismo mais próximo das suas residências.  

“Essa ação é muito importante porque ajuda pessoas como eu que fumam e muitas vezes não tem consciência do mal que o cigarro pode causar para a saúde a parar de fumar”, declarou João Barbosa, 62, que fuma há 54 anos.   

De acordo com o Ministério da Saúde, através da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), a exposição involuntária à poluição tabágica ambiental (fumo passivo) no ambiente de trabalho ainda é alta no Brasil. No Recife, o índice de fumantes vem diminuindo ano a ano. “Atualmente, a cidade conta com 12,3% de pessoas que fumam número inferior à média nacional que é de 14,8%”, informou a Referente Técnica em Tabagismo e outros Fatores de Risco do Câncer da Secretaria de Saúdo do Recife (Sesau), Soraia Cavalcante.  

O tratamento para os dependentes de nicotina está disponível nos 17 Centros de Atenção Psicossocial (Caps) espalhados nos seis Distritos Sanitários do Recife. Mais informações podem ser obtidas na Coordenação de Controle do Tabagismo da Secretaria de Saúde, pelo telefone 3355 9324 ou através do e-mail tabagismo@recife.pe.gov.br.

Agenda – A ação de sensibilização da população nos mercados públicos sobre os efeitos do uso do cigarro seguiu nesta sexta-feira (30). O Grupo de Teatro do Consultório de Rua fez, às 8h, um esquete sobre as medidas de prevenção e redução de dano do cigarro no Mercado da Madalena. Às 9h, os frequentadores do Mercado de Casa Amarela conferiram a apresentação dos arte-educadores.