NOTÍCIAS

Cultura | 30.08.13 - 17h20

Recife sedia seminário nacional sobre Desenvolvimento de Baixo Carbono

O evento, coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Prefeitura Recife, reunirá pesquisadores, representastes da ONU-Habitat, Iclei, Governo do Estado e de seis cidades do país com importantes experiências na área

Aproximar os gestores públicos locais e a sociedade civil do debate sobre um assunto cada vez mais relevante no mundo: as mudanças climáticas. Esse é um dos objetivos do Seminário Nacional: Desenvolvimento Urbano de Baixo Carbono e Cidades Brasileiras Sustentáveis, que será realizado pela Prefeitura do Recife, em parceria com o instituto Iclei, na próxima terça-feira (03). Aberto ao público, o evento faz parte do projeto internacional Urban Leds e reunirá pesquisadores, representantes da ONU, Iclei, Governo do Estado e de seis cidades com importantes experiências na área. O seminário ocorrerá, a partir das 8h30, no Centro de Artesanato de Pernambuco, no Bairro do Recife.

No foco das discussões, vão estar os efeitos perversos do aquecimento global e as soluções verdes para enfrentar o problema. A ideia é que, embora o tema venha sendo travado em esferas nacionais e internacionais, há intervenções que podem ser mais facilmente postas em prática pelas administrações dos municípios. “Os impactos das mudanças climáticas já estão entre nós. E aqui podemos intervir significativamente nesse processo, com o controle das emissões, o aumento das taxas de permeabilidade do solo, a ampliação do verde e outras iniciativas”, avalia a secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife e coordenadora do seminário, Cida Pedrosa.

O programa do evento prevê a participação de representantes da ONU-Habitat, Iclei (Governos Locais pela Sustentabilidade), pesquisadores da UFPE e da UFRJ, Governo de Pernambuco, prefeituras do Rio de Janeiro (RJ), Betim (MG), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Sorocaba (SP), Fortaleza (CE) e Recife (PE). Todas as cidades integram o programa Urban Leds, que visa ao desenvolvimento sustentável e é realizado pela ONU também na África do Sul, Índia e Indonésia. Dentro dessa iniciativa, a capital pernambucana ainda ocupa uma posição de destaque por ter ser um dos dois municípios brasileiros escolhidos para o papel de cidade-modelo.

“Afora o ganho em conhecimento, o seminário abrirá muitas portas para o Recife. Estamos estreitando os laços com pesquisadores, organizações internacionais e prefeituras com experiências exitosas. Trata-se da construção de uma rede de relacionamento fundamental para nós, pois o tema exige atenção, pesquisa e medidas governamentais planejadas”, acrescentou Cida Pedrosa. De acordo com ela, pesquisas realizadas pelo Instituto Pelópidas da Silveira mostram que o Recife já registra um aumento de até 7°C na temperatura de locais menos arborizados em comparação à área com boa cobertura de verde na cidade.

A palestra de abertura será ministrada pela meteorologista e doutoranda em Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos, Francis Lacerda, com tema: As mudanças climáticas no Brasil. Ela contextualizará as políticas brasileiras em vigor para a área e as ações já desenvolvidas. Os debatedores serão Alain Grimard, diretor do escritório da ONU-Habitat para América Latina e Caribe; e Edinéia Alcântra, doutora em Desenvolvimento Urbano e mestre em Gestão de Políticas Ambientais.

Ainda pela manhã, haverá a exposição sobre Desenvolvimento Urbano no Contexto das Mudanças Climáticas: Desafio e Oportunidades para o Recife. O moderador será o secretário de Desenvolvimento e Planejamento Urbano do Recife, Alexandre Antônio. A temática envolverá Neilton Fidelis (assessor do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas/professor da UFRJ); Florence Karine Laloe (CEO do Iclei para América do Sul); Weronica Meira (doutora em Recursos Naturais pela UFCG e professora da UFPE), Hélvio Polito (secretário Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade) e Cida Pedrosa.

À tarde, será a vez dos representantes das cidades fazerem suas apresentações, com a moderação de Florence Karine Laloe (Iclei). Quem abrirá os trabalhos é Fortaleza, falando sobre a gestão dos Resíduos Sólidos. Belo Horizonte detalhará seu projeto de construções sustentáveis. Já Betim fará uma exposição sobre energias renováveis locais. Quanto a Sorocaba, Rio de Janeiro e Porto Alegre, eles vão abordar os seguintes assuntos: Arborização; Políticas de Mudanças Climáticas; História e Futuro de Sustentabilidade, respectivamente.

Workshop – Os representantes das seis prefeituras permanecerão em Pernambuco por mais um dia. Na quarta-feira (04), eles, junto com o Recife, participarão de dois workshops. Um terá como tema a Elaboração de Inventário de Gases do Efeito Estufa e Troca de Experiências entre cidade Brasileiras. Como existem diversas metodologias para a produção de inventários de Gases do Efeito Estufa, o encontro visa promover um intercâmbio para a construção de um instrumento com processos comuns entre as cidades integrantes do Urban Leds no Brasil.

O outro workshop será sobre O Desafio da Hora do Planeta nas Cidades e Orientações para Relatoria ao cCCRA (Carbon Climate Registry), uma iniciativa da ONG ambientalista WWF e do Iclei. O desafio visa mobilizar ações e apoiar as cidades com vistas ao desenvolvimento e à disseminação de práticas para mitigação e adaptação climática. Na ocasião, será apresentada a plataforma desse desafio global que prevê as cidades apresentarem planos e ações de sustentabilidade para serem avaliadas por uma comissão internacional. As que se destacarem poderão levar o título de capital do país ou do mundo para Hora do Planeta. As atividades da quarta-feira (04) são fechadas aos representantes governamentais.

Confira a programação completa do seminário (3 de Setembro de 2013):

8:30 – 9:00

Credenciamento

9:00 – 9:30

Abertura e Boas Vindas

 

Florence Karine Laloe, Secretária Executiva – CEO, ICLEI-Secretariado para América do Sul

 

Cida Pedrosa, Secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Prefeitura do Recife

 

Alain Grimard, Diretor, Escritório do ONU Habitat para América Latina e Caribe

 

Yuri Moraes, Membro do Conselho Municipal de  Meio Ambiente - COMAM RECIFE

 

Sérgio Xavier, Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Governo do Estado de Pernambuco

 

Neilton Fidelis da Silva, Assessor, Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas; COPPE/UFRJ

 

9:30 – 9:45

Anúncio do Decreto de Formação do Comitê de Sustentabilidade e Mudanças Climáticas do Recife

9:45 – 10:45

Palestra Magna: As Mudanças Climáticas no Brasil

 

Francis Lacerda - Meteorologista, mestre e doutoranda em Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos (UFPE). Coordena o Projeto de pesquisa Mudanças Climáticas e seus Impactos em Pernambuco (MUCLIPE)

Debatedores:

Alain Grimard, Diretor, Escritório do ONU Habitat para América Latina e Caribe

Edinéa Alcântara - Mestrado em Gestão e Políticas Ambientais e Doutorado em Desenvolvimento Urbano MDU/UFPE. Pesquisadora de pós-doutorado da CAPES no Laboratório de Estudos Periurbano/Mestrado de Desenvolvimento Urbano/UFPE

10:45-11:00

Intervalo

11:00 – 12:30

Desenvolvimento Urbano no Contexto das Mudanças Climáticas: Desafios e Oportunidades para Cidade do Recife

 

Moderador: Antônio Alexandre da Silva Jr., Secretário de Desenvolvimento e Planejamento Urbano do Recife

 

Ações do Governo Brasileiro pelo Clima

Neilton Fidelis da Silva, Assessor, Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas; COPPE/UFRJ

 

Ações do Estado para o Enfrentamento das Mudanças Climáticas

Hélvio Polito, Secretário Executivo da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Governo do Estado do Pernambuco

 

Mudanças Climáticas e o Desenvolvimento Urbano de Baixo Carbono

Florence Karine Laloe, Secretária Executiva do ICLEI para América do Sul

 

Os Desastres Naturais e as Tendências Climáticas na cidade do Recife.

Weronica Meira de Souza, Doutora em Recursos Naturais pela UFCG, Mestre em Climatologia e Meio Ambiente pela UFPB, e professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco

 

Recife: de onde partimos e nosso plano preliminar de atividades

Cida Pedrosa, Secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Prefeitura do Recife

 

Debate

12:30 – 14:00

Almoço Livre

14:00 – 18:00

Rede Urban LEDS Brasil: Compartilhando experiências entre cidades brasileiras

 

Moderadora: Florence Karine Laloe, Secretária Executiva – CEO, ICLEI-Secretariado para América do Sul

 

Tema: Gestão de Resíduos Sólidos

 Alexandrino Malveira Diógenes, Vice Presidente do Instituto de Planejamento de Fortaleza –IPLANFOR, Prefeitura Municipal de Fortaleza

 

Tema: Construções Sustentáveis

Délio de Jesus Malheiros, Vice-Prefeito, Secretário Municipal de Meio Ambiente, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte

 

Tema: Energias Renováveis Locais

Leonardo Gomes Lara, Seção de Programas e Projetos, Secretaria Adjunta de Meio Ambiente, Prefeitura Municipal de Betim

 

Perguntas e Respostas

15:30 – 15:45

 Intervalo

 

Tema: História e Futuro de Sustentabilidade

Cibele Carneiro, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Prefeitura Municipal de Porto Alegre

 

Tema: Política de Mudanças Climáticas

Nelson Moreira Franco, Gerente de Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro

 

Tema: Arborização

Vidal Dias da Mota Junior, Diretor da Área de Gestão Ambiental, Secretaria do Meio Ambiente, Prefeitura Municipal de Sorocaba