Prefeitura do Recife realiza limpeza de novo trecho da margem do Rio Capibaribe
A Prefeitura do Recife, por meio da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), está realizando a limpeza da área de manguezal da margem do Rio Capibaribe localizada ao longo do Cais da Alfândega. A ação começou hoje (29) e segue até a próxima quinta-feira (1/9), a depender da quantidade de resíduos. A expectativa é de que sejam recolhidas cerca de 20 toneladas de lixo.
Regularmente, a Emlurb realiza a limpeza nos manguezais que margeiam o Rio Capibaribe. As intervenções acontecem ao longo da Rua da Aurora, no trecho compreendido entre a Rua da Imperatriz e a Avenida Norte, além disso, beneficia também a vegetação que fica em frente à Casa da Cultura; a área localizada em frente ao Paço Alfândega; o bairro do Recife Antigo; Cais José Estelita; Cabanga; Jaqueira e Poço da Panela.
Há, ainda, a limpeza dos resíduos flutuantes do Rio Capibaribe, que é realizada pelo Ecobarco. O equipamento atua em todos os trechos navegáveis do rio, dentro do município do Recife, incluindo as ilhas do Centro do Recife, a Zona Norte até a BR 101, e na bacia do Pina e seus afluentes. A cobertura é de aproximadamente 35km.
As iniciativas contribuem com a preservação do meio ambiente, retirando os materiais constantemente jogados pela população, como garrafas plásticas, móveis e até equipamentos domésticos. A maioria do lixo removido é de garrafas plásticas, mas, em algumas ocasiões, também são encontrados colchões, móveis, sapatos e peças de aparelhos eletrônicos (como TV e computador).
Ecoestações - Desde 2013, a Prefeitura do Recife iniciou a instalação das Ecoestações, que são equipamentos aptos a receberem metralhas, móveis, materiais recicláveis, utensílios domésticos e resíduos de podas, contribuindo para a destinação correta do lixo. As Ecoestações já receberam aproximadamente 20 mil toneladas de materiais que poderiam estar espalhados nas vias públicas ou nos canais e rios da cidade.
Ao todo, foram instalados oito equipamentos na cidade e eles estão localizados no Ibura, Imbiribeira, Campo Grande, Totó, Cohab, Torrões, Torre e Arruda. A população pode entregar uma quantidade de resíduos e entulho calculada em até um metro cúbico por dia de segunda a sábado, das 8h às 16h. Não são permitidos descartes de lixo hospitalar, industrial e eletrônico. Mais informações sobre os equipamentos podem ser acessadas no ecorecife.org.