Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 30.08.18 - 20h30

Mais de 300 concluintes de cursos de aperfeiçoamento e qualificação profissional recebem certificados da PCR e do Senai

img_alt

A ação de inclusão produtiva de pessoas em situação de vulnerabilidade social, incluindo alguns ex-usuários de drogas, é fruto de uma parceria da Sepod Recife com o Senai (Foto: Inaldo Lins/PCR)

 

Aos 15 anos comecei o uso abusivo de drogas lícitas e ilícitas e nisso fiquei por mais de dez anos. Passei oito anos preso e não era mais eu. Era chamado por um número, e não pelo meu nome. Quando saí, me tratei numa comunidade terapêutica, recebi tratamento psicológico e, quando estava terminando o tratamento, comecei a fazer cursos oferecidos pela Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas do Recife (Sepod) e pelo Senai. Venho sendo acompanhado pela Sepod e, hoje, não me sinto mais excluído da sociedade. Me sinto reintegrado. Sou a prova de que nós seres humanos somos recuperáveis. Todos nós somos capazes de mudar”, disse o formando Ênio Gabriel de Andrade, 32 anos, que recebeu, nessa quarta-feira (29), o certificado de conclusão dos cursos de Gestão de Pessoas e de Gestão e Qualidade oferecido pela Prefeitura do Recife em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

A formatura de cerca de 300 pessoas em situação de vulnerabilidade social, incluindo alguns ex-usuários de drogas, que concluíram cursos deaperfeiçoamento e de qualificação profissional oferecidos pelo Programa Integra Recife aconteceu no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem. A cerimônia dessa quarta contou com a presença do vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira. “Hoje nós celebramos uma vitória. Vocês agora estão preparados para buscar oportunidades para se inserir da melhor maneira no mercado de trabalho”.

A ação de inclusão produtiva é fruto de uma parceria da Sepod, que é vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos (SDSJPDDH), com o Senai, além do Instituto dos Cegos Antônio Pessoa de Queiroz. Em 2018, a Sepod ofertou 575 vagas em 13 diferentes cursos do Senai. Desse total, receberam certificados 327 formandos que concluíram os cursos em 18 diferentes turmas, com carga horária que varia de 36 horas/aula até 220 horas/aula. As aulas aconteciam nas unidades do Senai de Santo Amaro e de Areias, além do Instituto dos Cegos – nesta última, 19 participantes foram pessoas com deficiência. Dos 327 formandos dessa quarta, mais de 40 já estão trabalhando, seja no mercado formal ou no informal.

O secretário-executivo de Políticas sobre Drogas do Recife, André Sena, exibiu um vídeo que explicava o que é o Sistema Mais Recife de Políticas sobre Drogas. “O objetivo da PCR é semear autonomia pra que vocês sejam donos de vocês mesmos, pra que vocês entendam que são capazes. O maior bem que a Sepod pode fazer no cenário social é ajudar as pessoas a sair da vulnerabilidade social dando empoderamento e ajudando vocês a escreverem sua própria história. Quando passamos por esse processo de aprendizagem, nossa autoestima se eleva com as descobertas sobre novas possibilidades no mercado de trabalho, sobre nossas capacidades e potencialidades. Tudo que vocês aprenderam até agora são degraus pra novas oportunidades”, disse o gestor, que contou também já ter feito curso no Senai.

O diretor do Senai, Gilberto Morais, garantiu que a instituição pretende dar continuidade à parceria com a PCR. “Parabenizo o Integra Recife por essa ação de cidadania. Ficamos muito felizes em contribuir para a formação e entrada no mercado de trabalho de pessoas que, em sua maioria, não tinham tido oportunidade de se aperfeiçoar nos estudos. Esperamos que, em 2019, tenhamos mais formaturas como esta”.

O professor Natanael Fortunato, que deu aulas no curso de Sistema eletro-hidráulico do Senai de Santo Amaro, disse ter aprendido muito ao ensinar para uma turma de pessoas em situação de vulnerabilidade social, incluindo ex-usuários de drogas. “É ótimo trabalhar com esse público. As turmam chegaram no Senai com muita garra, com vontade de aprender e se recuperar. É gratificante saber que estamos ajudando essas pessoas a sair de uma situação difícil”, afirmou o docente.

INSERÇÃO O Programa Integra Recife é a parte do Sistema Mais Recife de Políticas sobre Drogas responsável pela inserção social e produtiva de ex-usuários de drogas através da elevação de escolaridade, qualificação profissional, encaminhamento para retirada de documentos básicos e cadastro na Agência de Emprego. Além de visar a inclusão produtiva, o Integra Recife tem como objetivo promover o empoderamento pessoal e uma nova perspectiva de vida para pessoas em situação de vulnerabilidade, risco ou exclusão por consequência de uso ou abuso de drogas.

Além das 575 vagas ofertadas em 2018, foram oferecidas, em 2017, mais de 600 vagas em cursos profissionalizantes e 200 vagas em cursos de aperfeiçoamento profissional no modo presencial, além de mil vagas no modo de Educação a Distância (EAD). No total, o Programa Integra Recife já impactou mais de sete mil recifenses por meio de cursos, inserção social, atendimentos e encaminhamentos, desde maio 2017.