Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 30.08.18 - 17h01

Recife vacina 100% do público-alvo contra pólio e sarampo

A cidade foi a primeira capital do Nordeste a passar da meta de 95% estabelecida pelo Ministério da Saúde.

A capital recifense vacinou 100% do público alvo da Campanha Nacional de Vacinação Contra poliomielite e sarampo. A meta de 95% estabelecida pelo Ministério da Saúde foi ultrapassada nesta quinta-feira (30), atingindo 80 mil crianças imunizadas – a partir de um ano e menores de 5 anos. A Campanha termina nesta sexta-feira (31), e os 170 postos da Rede Municipal de Saúde estarão vacinando das 8h às 17h, sendo 10 dessas unidades (ver quadro) com terceiro turno, ou seja, horário estendido até 21h. Nesse horário, a média de doses aplicadas por dia - para cada vacina - é de 400, somando 1.200 até a quarta-feira (29). A Secretaria de Saúde do Recife ressalta que as duas vacinas fazem parte do calendário regular de imunização e continuarão sendo aplicadas. Basta levar o cartão de vacinação para que o esquema seja avaliado.

Poliomielite - Doença infectocontagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito. A transmissão ocorre por contato direto pessoa a pessoa, pela via fecal-oral (mais frequentemente), por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de doentes ou portadores, ou pela via oral-oral, através de gotículas de secreções da orofaringe (ao falar, tossir ou espirrar). O último caso de poliomielite no Brasil ocorreu em 1989 e desde 1990, não são registrados casos da doença, que é grave e foi responsável por danos irreversíveis para milhares de crianças no mundo.

Sarampo - Doença infecciosa exantemática (manifestações na pele) aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade.  A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após.

 

 

LOCAIS DE VACINAÇÃO – 3º TURNO

LOCAL / UNIDADE DE SAÚDE

ENDEREÇO

Policlínica Waldemar De Oliveira

Rua do Pombal, 115, Santo Amaro

Policlínica Salomão Kelner

Estrada Velha de Água Fria, 1652, Água Fria

Policlínica Albert Sabin

Rua Padre Roma, 191, Tamarineira

Centro Médico Sen. José Ermírio de Moraes

Av. Dezessete de Agosto, 2388, Casa Forte

Policlínica Lessa de Andrade

Estr. dos Remédios, 2416, Madalena

Policlínica Agamenon Magalhães

Rua da Paz, s/n, Afogados

Unidade Básica Tradicional Professor José Carneiro Leão

Rua Nogueira de Souza, 334, Pina

Centro de Saúde Dom Miguel de Lima Valverde

Rua Feliciano José de Farias, 195, Boa Viagem

Policlínica Clementino Fraga

Rua Japaratuba, 260, Vasco da Gama

Centro de Saúde Prof. Sebastião Ivo Rabelo

Av. Campina Grande, 199, Cohab