Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 30.08.23 - 17h44

Hospital Maria Lucinda oferece mais de 6,4 mil consultas, exames e cirurgias dentro do 3º Mutirão da Saúde da Prefeitura do Recife

img_alt

A instituição de saúde faz parte dos hospitais que firmaram parceria com a Prefeitura do Recife para participar do Mutirão Recife Cuida. (Foto: Rodolfo Loepert/PCR)

 

O Hospital Maria Lucinda, na Parnamirim, é um dos parceiros no 3 º Mutirão da Saúde que a Prefeitura do Recife lançou, no último dia 22/8, com o objetivo de diminuir e até zerar a espera por procedimentos especializados, cuja fila foi gerada durante o período mais grave da Covid-19, com a suspensão de atendimentos eletivos. Nos próximos seis meses, a instituição filantrópica realizará mais de 6,4 mil consultas, exames e cirurgias. Na manhã desta quarta-feira (30/8), o prefeito do Recife, João Campos, e a secretária de Saúde da cidade, Luciana Albuquerque, conferiram o andamento dos procedimentos, que estão a todo vapor.

“A Prefeitura está contratando os serviços, tanto dos hospitais filantrópicos, quanto dos hospitais privados, além de todos os procedimentos que estão sendo realizados. Há um custo total de R$ 51 milhões para poder zerar as filas e já foram realizados mais de 24 mil procedimentos e mais de 4 mil cirurgias. Isso é muito importante, estamos falando de pessoas que esperavam há seis meses, um ano, dois anos, por esses serviços e agora, com o Recife Cuida, conseguiram o atendimento. Quando falamos de quantidade, não são apenas números, estamos falando de vidas e famílias que estão sendo afetadas”, disse o prefeito.
   
O Hospital Maria Lucinda está realizando consultas em cardiologia, pneumologia, vascular e gastroenterologia; cirurgias geral (colecistectomia por videolaparoscopia e hernioplastia) e tratamento esclerosante de varizes, além de diversos exames, como endoscopia digestiva, ecocardiograma, eletrocardiograma, ultrassonografias, biópsia de tireóide e colonoscopia.
"Fizemos uma triagem das especialidades que estavam mais represadas. São pessoas que estavam há meses e até anos na fila, e que agora estão sendo atendidas rapidamente, com qualidade e comodidade. Em uma média de 15 dias, são feitas as consultas, os exames e, se for o caso, as cirurgias. O pós-operatório tem acompanhamento garantido com os especialistas. Estamos garantindo toda a linha da de cuidado em unidades reconhecidas pela excelência do serviço prestado, seja a pacientes do SUS ou da rede particular. Esse é um diferencial do mutirão da Prefeitura do Recife", destaca Luciana Albuquerque.

Lenilda Ferreira dos Santos, 57, esperava por um ano pela realização de um ultrassom. "Sentia muita dor nas pernas por causa das varizes e esperei muito pelo exame, mas agora finalmente vou conseguir ser atendida", afirmou.  

O 3º mutirão é fruto de um investimento de R$ 51 milhões do Programa Recife Cuida, da Secretaria de Saúde do Recife, e oferecerá ao todo mais de 130 mil procedimentos, beneficiando cerca de 70 mil pessoas. Desde seu lançamento, há uma semana, reduziu a fila de espera em mais de 10%. Para ter acesso aos serviços, os pacientes em lista devem estar com seus contatos (especialmente o número de telefone/whatsapp) atualizados junto aos sistemas da Prefeitura. Basta acessar o link https://bit.ly/recife-atualiza; o Conecta Recife (site ou aplicativo) ou mandar uma mensagem para o ConectaZap  da PCR (81 - 9.9117-1407). Outra opção é procurar uma unidade de saúde mais próxima.

PARCEIROS - Além do Hospital Maria Lucinda, o 3º Mutirão da Prefeitura do Recife acontece no Real Hospital Português, Hospital Santo Amaro, Instituto do Fígado de Pernambuco, Laboratório Lucilo Maranhão, Hospital Maria Vitória, Clínica Amigo Dr. e Unidade de Pronto Atendimento Especializado do Arruda (UPAE Arruda).

ASSUNTOS: