NOTÍCIAS

Cultura | 30.09.12 - 23h02

Alegria e emoção marcam o encerramento da 5ª edição Jogos da Pessoa idosa do Recife

[caption id="attachment_26862" align="alignleft" width="334"] Os Jogos tiveram diversas modalidades esportivas, todas adaptadas para o competidor idoso. Foto: Divulgação[/caption]

Na tarde deste domingo (30), os grupos de idosos participantes das competições da 5ª edição dos Jogos da Pessoa Idosa do Recife participaram do evento de encerramento no Geraldão, bairro da Imbiribeira. Os jogos tiveram abertura no dia 16 de setembro e encerram as atividades competitivas no último dia 27. Esta edição, assim como as outras, contou com diversas modalidades esportivas, todas adaptadas para o seguimento idoso, variando de jogos de mesa como dominó e dama até disputas de quadra como handebol e futsal.

A diretora-presidente do Geraldão, Renata Lucena, parabenizou as equipes participantes durante a entrega da premiação. “Os jogos tiveram suas atividades iniciadas neste mês, mas a sua construção foi coletiva, com participação ativa dos idosos, desde o início do ano. O encerramento desses jogos, hoje, representa uma vitória para cada um que está aqui. Não é uma vitória competitiva e, sim, uma vitória da união e da participação que você têm”, falou a diretora emocionada.

No evento de encerramento cada grupo elegeu um representante, que recebe em nome da equipe, um troféu temático da 5ª edição. Todos receberam medalhas de participação e os cinco grupos que tiveram mais participações durante as atividades receberam os troféus de premiação.

Em 5º lugar, com 21 pontos, ficou a equipe Saúde e Vida; o quarto e terceiro lugar empataram em pontuação, acumulando 22 pontos, o critério de desempate foi o maior número de idosos por grupo, e foram Geraldão Ginástica e CVC 1, respectivamente. O segundo lugar ficou com o grupo Babaloo, que acumulou 23 pontos nos jogos. A grande campeã em participação foi a equipe Cabanga que somou 26 pontos.

Para Suzana Ximenes, representante da equipe Babaloo, o encontro contribui para um envelhecimento mais ativo. “Participo dos jogos desde a primeira edição e me sinto digna em saber que o idoso hoje não fica mais em casa esperando a morte chegar”. Sobre o segundo lugar ela comentou: “A gente quer participar, esse é o principal objetivo, mas quando ganha é ainda melhor”.

Depois da cerimônia de premiação todo o público conferiu uma hora de show da banda Trepidantes, que tocou diversos sucessos que embalaram os anos 70. Os idosos dançaram e cantaram na maior animação, do início ao fim do show.