Idosos alegram Bairro do Recife durante caminhada da boa idade
Com muita alegria e disposição, cerca de 600 idosos e familiares participaram, na manhã deste domingo (29), da 6ª Caminhada da Boa Idade. A atividade aconteceu no Bairro do Recife e fez parte dos Jogos da Pessoa Idosa, promovidos pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Esportes e Copa do Mundo.
No evento, que teve como tema “Carnaval da Terceira Idade”, 34 grupos de idosos começaram o dia com a realização de testes de glicemia, além de aferição da pressão arterial. Em seguida, teve início o aquecimento ao som do frevo, principal ritmo pernambucano.
Os participantes, seguidos pela orquestra de frevo e pela equipe de atendimento médico, saíram da Praça do Arsenal em direção às ruas do Observatório, Apolo, Barbosa Lima e do Bom Jesus, até finalizarem a caminhada na Torre Malakoff, local de chegada.
A coordenadora e professora de Educação Física do Centro de Vivência Cristã, Adail Gomes de Lima, ressaltou a relevância da atividade física na terceira idade. “Eventos desse tipo são de suma importância, pois promovem o bem estar dos idosos, além de ajudá-los na prevenção de doenças”, diz.
Segundo Hercília Ferreira, aposentada de 64 anos, moradora do bairro da Macaxeira, as atividades físicas têm facilitado seu dia-a-dia. “A prática de exercícios só me trouxe benefícios. Através dela, tenho uma maior independência. Hoje, me sinto mais segura para ir a qualquer lugar”, afirma.
“Nossa meta é aumentar o número de núcleos com atividades físicas no próximo ano. É realmente espetacular ver os idosos participando de atividades como essa. Eles estão felizes e de bem com a vida”, ressaltou o secretário- executivo de Esportes do Recife, Warlindo Carneiro. No final da caminhada, os participantes realizaram alongamento e participaram de um lanche, servido pela organização do evento.
Jogos da Pessoa Idosa - Os 6º Jogos da Pessoa Idosa reúnem cerca de 1,5 mil participantes. O evento é voltado ao público com mais de 60 anos e vai até o dia 6 de outubro, incluindo competições esportivas, oficinas, palestras, caminhada e mostra cultural. Esta edição terá o tema “Estatuto do Idoso: Dez Anos de Conquista” e o objetivo é fomentar a prática da atividade física, garantindo o direito das pessoas idosas ao esporte e ao lazer e contribuindo para prevenir doenças e melhorar sua qualidade de vida.