NOTÍCIAS

| 30.09.13 - 16h28

PCR inicia curso para mais de 70 profissionais nomeados para a rede de saúde mental

[caption id="attachment_39045" align="aligncenter" width="680"] Dividida em três módulos, capacitação está sendo realizada na Faculdade Pernambucana de Saúde, no bairro da Imbiribeira. (Fotos: Ivanildo Francisco/PCR)[/caption]

A terapeuta ocupacional Maria José Ribeiro Tavares foi nomeada para trabalhar na área de saúde mental da Prefeitura do Recife no dia 14 de agosto deste ano. Ontem, a profissional participou da primeira aula do Curso Introdutório de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas. Promovido pela Secretaria de Saúde do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Atenção à Saúde (SEAS), o curso faz parte do acolhimento aos mais de 70 profissionais aprovados em concurso público realizado em 2012 e nomeados pela Prefeitura do Recife neste ano, com a meta de fortalecer a rede de saúde mental do município.

Na abertura do evento, nesta segunda-feira, o grupo de atores do Consultório de Rua apresentou esquete sobre a importância do acolhimento aos pacientes atendidos pela rede de saúde mental do município.

Para Maria José Tavares, que está trabalhando no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Boa Vista, o curso é uma oportunidade de trocar conhecimentos com os demais profissionais. “É uma forma de conhecer o funcionamento da rede de saúde mental, que é bastante ampla. E, também, de conhecer a experiência dos colegas que trabalham em outros Caps”, destacou.

A secretária executiva de Atenção à Saúde, Cláudia Miranda, ressaltou a preocupação da gestão municipal com a rede de saúde mental. “Pela primeira vez o Recife oferece o programa de residência médica em psiquiatria. Iniciamos o programa em março passado, com foco exclusivo nos Caps”, informou a gestora. Na primeira turma de residentes foram ofertadas seis vagas, às quais concorreram 47 candidatos de todo o país. Os aprovados são ex-alunos da UFPE, UPE e Imip. A residência vai durar três anos.  

Capacitação - O curso iniciado ontem pela Prefeitura do Recife é destinado aos assistentes sociais, psicólogos, médicos e terapeutas ocupacionais nomeados neste ano para fortalecer a rede municipal de saúde mental. Entre os temas abordados durante as aulas estão os princípios da reforma psiquiátrica e as ações de redução de danos, passos fundamentais para o fortalecimento da rede de atenção psicossocial.

Os profissionais foram divididos em duas turmas, uma pela manhã e outra à tarde. O curso será realizado durante três semanas na Faculdade Pernambucana de Saúde, bairro da Imbiribeira. A carga horária é de 45hs. A capacitação oferece, além das aulas teóricas, oficinas para os profissionais.