NOTÍCIAS

| 30.09.14 - 18h01

Atividades lúdicas despertam o gosto das crianças por alimentos saudáveis

[caption id="attachment_48980" align="alignleft" width="680"] 150 alunos de escolas do Recife participaram da ação no Parque 13 de Maio. (Foto: Luciano Ferreira/ PCR)[/caption]

A estudante Beatriz Fernanda, 9 anos, estava entre as 150 crianças que participaram da ação realizada em comemoração à Semana da Alimentação Saudável, na manhã desta terça-feira, 30, numa parceria das Secretarias de Saúde e de Educação do Recife, dentro do Programa Saúde na Escola (PSE). “A gente aprende quais alimentos são mais saudáveis, e também como escovar os dentes”, falou Beatriz, que ficou atenta às músicas que falam dos alimentos.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), do Distrito Sanitário I, Ana Cláudia Serra, trazer a criança para fora da escola intensifica o aprendizado. “Vamos, inclusive, dar continuidade ao projeto, que é bastante rico para os estudantes”, avaliou, destacando que a proposta é a de estimular o desenvolvimento de bons hábitos alimentares entre as crianças.

Para a professora da Escola Lutadores do Bem, Adalgisa Leôncio, muitos dos alunos não conhecem a diversidade dos alimentos saudáveis, e ações lúdicas beneficiam a adoção desses hábitos pelas crianças tanto na escola quanto em casa. “Qualquer atividade na qual as crianças brincam e aprendem ao mesmo tempo ajuda a fixar o conhecimento na mente deles. A maioria repassa o que aprendeu aos pais e amigos”, destacou a professora.

Participaram da ação, que mostrou a importância da alimentação saudável por meio de músicas e apresentações teatrais, estudantes das escolas municipais dos Coelhos, Sede da Sabedoria, Lutadores do Bem e Nossa Senhora do Pilar. Além de receber orientações sobre a relação entre uma alimentação saudável e bons hábitos de escovação, as crianças receberam kits de higiene bucal. Em meio às atividades, profissionais da Academia da Cidade também promoveram atividades físicas para os pequenos.