NOTÍCIAS

| 30.09.14 - 17h31

Fichário, de Iza do Amparo, em mostra no Murillo La Greca

[caption id="attachment_48977" align="alignleft" width="680"] A mostra traz uma retrospectiva das obras da artista, nascida na Bahia e radicada em Pernambuco. (Foto: Diego Di Niglio/ Divulgação)[/caption]


Ela é conhecida por suas composições geográficas em superfícies como tecidos, carimbos e adesivos, além de suas telas sempre com um quê de “arte inacabada”. O que pouca gente sabe é que esse trabalho começou com fichas de romaneio, onde Iza do Amparo iniciou seus testes embrionários de disposição de cores. E é para resgatar a história desta artista que esse material vai estar disponível à apreciação dos admiradores na exposição Fichário – Exposição Individual de Iza do Amparo, que será aberta neste sábado, dia 4 de outubro, a partir das 16h, no Museu Murillo La Greca, no bairro do Parnamirim, no Recife.

A mostra traz uma retrospectiva das obras da artista, nascida na Bahia e radicada em Pernambuco, e que foram produzidas nas últimas três décadas. O público será convidado a navegar numa linha do tempo, onde poderá ser observado o desenvolvimento da técnica que tornou Iza do Amparo um dos nomes mais conhecidos das artes plásticas no Estado. A exposição ficará aberta à visitação pública no período de 7 de outubro a 9 de novembro, de terça à domingo.

Fichário traz 85 intervenções gráficas feitas pela artista em fichas de romaneio, disponíveis para apreciação. Nesse trabalho, a então estudante de arquitetura na Bahia, Maria Luiza, realizou intervenções de composição de pintura utilizando lápis hidrocor e tintas para montar os desenhos geométricos. A proposta de apresentar essas peças é fazer o público perceber a relação do trabalho iniciado com os fichários ainda na década de 70, e o que é desenvolvido hoje por Iza do Amparo.

Além dos fichários, serão expostos 10 quadros pintados em tela, além de documentos pessoais de Iza do Amparo, e textos de críticos e artistas sobre a sua obra. O público vai poder manusear dois livros: o primeiro, com 15 telas produzidas pela artista e não emolduradas, e o segundo, com um mostruário de carimbos. Outro atrativo será um mural imantado, onde o visitante da exposição vai poder exercitar sua criatividade, desenvolvendo composições dentro de uma grande ficha, com ímãs coloridos.

E para quem quiser levar um pedacinho do trabalho de Iza do Amparo para casa, estarão à disposição do público, durante a exposição, seis sugestões de adesivos, baseados em telas criadas pela artista, que podem ser fixados em qualquer superfície.