NOTÍCIAS

Cultura | 30.09.14 - 14h46

Prefeito apresenta avanços do Recife no combate à violência em evento sobre segurança pública

[caption id="attachment_48963" align="alignleft" width="680"] Em palestra, Geraldo Julio mostrou os resultados do Pacto pela Vida do Recife e destacou a importância dos municípios na luta contra a violência. (Foto: Fotos: Marcos Pastich/PCR)[/caption]



Em evento que discutiu a segurança pública no Brasil, o prefeito Geraldo Julio apresentou as ações do Pacto pela Vida do Recife, programa que vem ajudando a reduzir a violência na capital pernambucana. Na palestra de abertura do encontro Diálogos Capitais, promovido pela Revista Carta Capital, com apoio da Prefeitura do Recife, o prefeito mostrou as melhorias ocorridas na cidade a partir do desenvolvimento de ações com o foco na prevenção.

O gestor também incentivou a integração de município e estado, reforçando a responsabilidade dos gestores públicos quando o assunto é segurança. O evento, que reuniu gestores, autoridades e especialistas de todo o Brasil para discutir temas comuns às grandes metrópoles brasileiras, aconteceu no Hotel Golden Tulip, em Boa Viagem.

"Um país com um alto índice de violência, a região nordeste como a que mais concentra pobreza no país, com apenas 14% da economia, e nossa cidade localizada no centro desses indicadores. Quando decidimos tratar o problema de maneira diferente, a mudança começou a acontecer. Levantamos dados, números, fizemos um diagnóstico para entender melhor o nosso desafio e a partir de então fizemos uma conferência para estruturar o Pacto pela Vida do Recife", explicou Geraldo Julio.

O prefeito também destacou a redução da taxa de homicídios na capital, e defendeu o trabalho em questões sociais. "No pacto Pela Vida temos várias frentes, porque precisamos ter uma atuação integrada, não só entre nossas secretarias, mas com o estado. Em um ano já reduzimos o número de homicídios e também tivemos a importante construção de Centros Comunitários da Paz (COMPAZ), que são equipamentos que vão alcançar sobretudo a população jovem, capacitando, orientando e prevenindo, promovendo a inclusão social e fortalecimento da cidadania nas comunidades", afirmou o gestor.

O Pacto Pela Vida do Recife foi o primeiro plano de segurança e prevenção da violência elaborado por uma prefeitura no Brasil. Contando com a atuação de todas as secretarias do município, o Pacto trabalha de maneira integrada com as polícias Militar e Civil, e já resultou na instalação de 100 novas câmeras de segurança espalhadas pela cidade; troca de lâmpadas em 25 mil pontos estratégicos na cidade; programas de reinserção social e capacitação de jovens em situação de vulnerabilidade, entre outras ações.

No ano de 2013 o Recife registrou a maior redução de homicídios da história. Foram 453 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), contra 597 em 2012, o que representa uma redução de 24,69% na taxa, o dobro da meta prevista, de 12%. Além disso, a capital obteve 140 dias sem nenhum homicídio, o equivalente a quatro meses e 20 dias.

Nas questões sociais, o programa Trampolim, com um ano de atuação, também desenvolveu importantes ações, trazendo a oportunidade de inclusão social. Cento e vinte jovens com mais de 18 anos, egressos da Funase e usuários em liberdade assistida, passaram pelo projeto que já caminha para a quarta turma, totalizando 160 pessoas beneficiadas com cursos de formação. Ao final dos cursos, os jovens são empregados em empresas parceiras.

O prefeito Geraldo Julio ainda ratificou a responsabilidade da gestão municipal no combate à violência e incentivou as prefeituras a tratar da questão com mais atenção."Estamos agindo com muito vigor e com muita energia na questão da segurança urbana. Esperamos que todos os municípios também possam fazer isso, entrar de cabeça num dos problemas centrais da vida do povo. E transformar isso em uma questão central do governo municipal também, para que a gente possa melhorar cada vez mais a qualidade de vida das pessoas e cuidar do planejamento urbano, voltado para uma cidade cada vez mais humana", finalizou.