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Cultura | 30.09.14 - 14h25

PROCON Recife orienta consumidores sobre pagamentos de faturas durante greve dos bancários

É preciso procurar alternativas aos caixas convencionais para evitar cobranças de juros e multas

Com a greve deflagrada pela categoria dos bancários, o consumidor deve ficar atento a como proceder para o pagamento de contas e faturas bancárias. O PROCON Recife orienta que, ainda que o consumidor não possa ser prejudicado, o fato das agências não disponibilizem o serviço de caixas convencionais, não quer dizer que as faturas não devem ser pagas no prazo, ou que poderão ter suas datas de vencimento adiadas.

O consumidor deve buscar meios alternativos para pagamento junto às empresas credoras e instituições bancárias, pois não há prerrogativa legal que permita se esperar o vencimento da conta para depois justificar a falta de pagamento, devido à greve.

São opções para se efetuar o pagamento das faturas os terminais de autoatendimento, casas lotéricas, correspondentes bancários (estabelecimentos que prestam serviços de recebimento de contas, como supermercados e farmácias), ou até mesmo realizar débito em conta.

“O consumidor não pode ser prejudicado com a greve, por isso é importante que ele busque a empresa credora e combine a melhor forma de pagamento antes do vencimento da fatura, como por exemplo, a indicação de um local onde possa ser realizado o pagamento de sua fatura com segurança e com a emissão de recibo”, esclareceu o diretor presidente do PROCON Recife, José Neves Filho.

E caso o credor não atenda a solicitação do consumidor, não indicando um meio alternativo para pagamento de sua fatura, ele poderá registrar uma reclamação no PROCON, devendo informar o número de protocolo dos contatos realizados com o credor. Também é responsabilidade dos bancos oferecer aos seus clientes meios alternativos para pagamento de suas faturas como, via internet, caixas eletrônicos e telefone.

Em caso de dúvidas, o consumidor pode buscar o PROCON Recife na Rua Carlos Porto Carreiro, 156, Derby, Recife/PE. Ou através do telefone 0800 281 1311.