Fundação de Cultura Cidade do Recife

NOTÍCIAS

Cultura | 30.09.17 - 16h58

Ação Social atrai população ao Sítio Trindade

Uma manhã dedicada à saúde, esporte, lazer e no Sítio Trindade. Serviços gratuitos como aula de zumba, dicas para cabelos cacheados e crespos, brechó de roupas, feira de troca de livros, avaliação física e exames, além de debates sobre prevenção ao suicídio e saúde do idoso foram algumas atrações da Ação Social deste mês.
 
 
No último sábado de cada mês os recifenses já têm programação no Sítio Trindade, Zona Norte do Recife. Com o objetivo de promover saúde, educação, lazer e cidadania gratuitamente, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife, realizou mais uma Ação Social.
 
Com a área externa do equipamento cultural lotada, os mais de 200 participantes aferiram a pressão e glicemia; realizaram avaliação antropométrica, que cruza as informações referentes a peso e estatura e tiveram orientação sobre saúde bucal e atividades físicas. E não ficaram apenas no teórico, suaram a camisa com a aula de zumba.
 
A professora de zumba, Jucilene Zeferino, de 38 anos, afirma que não tem idade para participar da dança fitness. "Com a aula trazemos bem estar para as pessoas. O intuito é promover a saúde do corpo e da mente. Não tem nada melhor que durante a aula receber os olhares de felicidade e gratidão. Como sou moradora do Alto de Santa Isabel, venho muito ao Sítio Trindade e esta ação mensal traz os moradores do entorno para dentro do equipamento, isso é maravilhoso", enfatizou a dançarina conhecida no meio artístico como Josy Zorak.
 
Cuidar da beleza também foi o ponto alto do encontro. As pessoas puderam aprender dicas para cabelos cacheados e crespos. Além de aproveitarem a ação para renovar o guarda roupa no brechó com peças a partir de R$ 10 reais e bijuterias a partir de R$ 2 reais. Dando continuidade à cultura do reaproveitamento, homens e mulheres aprenderam sobre a coleta seletiva de óleo usado e a criançada aproveitou a feira de livros Lê, Troca, que estimula a troca de livros usados.
 
Marcia Muniz, de 46 anos, sempre participa da ação social. "Todos os meses quando não estou trabalhando venho ao Sítio. Além de cuidar da saúde, saímos mais bonitas, com o visual renovado", disse a moradora de Casa Forte.
 
A dona de casa Fernanda de Lima, de 30 anos, adorou ter participado da ação. "Cheguei aqui de um jeito e vou sair muito mais bonita, com um novo penteado. Participei também da aula de zumba e assisti a palestra sobre a prevenção de suicídio que foi de muita importância para minha vida, pois temos pessoas perto de nós que sofrem com depressão e não nos damos contas. Agora prestarei atenção aos sinais dessa doença", disse a moradora da Guabiraba.
 
No último dia do Setembro amarelo, mês de prevenção ao suicídio, a ação social realizou uma roda de conversa a psicóloga da Secretaria de Saúde e coordenadora de saúde mental do Distrito Sanitário 3, Kátia Arruda, para conscientizar as pessoas sobre a importância do tema, além da detecção de sinais do problema. E para comemorar o Dia do Idoso, 1º de outubro, foi abordada a saúde do idoso, com dicas e cuidados, além de receberem a caderneta do idoso. Os participantes tiveram ainda noções básicas de primeiros socorros. As três ações foram realizadas pela Secretaria de Saúde do Recife.
 
O aposentado José Vitorino, de 50 anos, participou da ação social pela quinta vez. “A palestra sobre prevenção ao suicídio foi muito importante, pois precisamos ficar atentos aos nossos filhos adolescentes e aos idosos”, pontuou o morador de Casa Amarela.
 
A aposentada Maria do Carmo Rosa, de 62 anos, participou de todos os serviços. "Aferi minha pressão, glicose e peso. Participei da aula de escovação e aprendi dicas de primeiros socorros que serão muito úteis para minha vida, pois já passei por situações que se eu soubesse desses ensinamentos teria ajudado a salvar vidas", concluiu Maria do Carmo.
 
O público contou também com a feira orgânica, realizada todos os sábados. A Ação Social é um projeto de periodicidade mensal, que enche o Sítio Trindade de serviços no último sábado de cada mês. Já pode deixar anotado na agenda: a próxima edição acontece no dia 28 de outubro, das 9h ao meio-dia.