Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Assistência Social | 30.09.17 - 14h51

Brejo da Guabiraba recebe ações do Mutirão Recife em Ação

img_alt

Prefeito Geraldo Julio acompanhou as atividades realizadas na manhã deste sábado (30) na localidade da Zona Norte do Recife. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)



A população do Brejo da Guabiraba, na Zona Norte do Recife, teve acesso a várias ações na manhã deste sábado (30) durante o mutirão de Serviços Integrados Recife em Ação, oferecido pela Prefeitura do Recife. A Escola Municipal São Cristóvão, na Rua Cassiterita, sediou as atividades. Foram realizados serviços de saúde, limpeza, iluminação pública, manutenção, assistência social, controle do mosquito transmissor de arboviroses e vistorias em locais de risco. A iniciativa beneficiou mais de 400 famílias no local. O prefeito Geraldo Julio acompanhou o trabalhou e aproveitou para conversar com os moradores e avaliar a receptividade dos serviços.

“O mutirão Recife em Ação traz serviços em várias áreas, na educação, na saúde, na assistência social. Hoje tem o Procon aqui e têm as ações na rua, que a Emlurb faz também, como a parte de iluminação, de limpeza, toda parte de recapeamento e recuperação das vias. Então é um trabalho importante, porque as ações estão rodando todos os bairros da cidade”, afirmou o prefeito. 

Quem recorreu aos serviços do Procon foi a dona de casa Itamira Barbosa dos Santos, 55 anos. A moradora está com problemas pendentes nos órgãos de proteção ao crédito e procurou o órgão em busca de esclarecimentos. “O SPC me colocou na lista, mas não estou irregular. Então vim aqui, conversei com o pessoal, e já sai com audiência marcada para o começo de outubro”, explicou ela, que aproveitou ainda para checar a pressão e a glicose. O estudante Alex Nascimento, 17 anos, soube do projeto e acordou cedo para tirar nova via do RG. “Vim atualizar a foto da identidade. Achei a ação boa, foi tudo rápido e tirei o novo documento”, disse.

No mutirão, os moradores puderam realizar atendimentos com profissionais de saúde, como aferição de pressão arterial e orientações sobre hipertensão, diabetes, infecções sexualmente transmissíveis. Houve distribuição de preservativos e testes rápidos de HIV e sífilis; kits de higiene bucal, entre outros. Também foram disponibilizadas vacinas contra difteria, tétano e gripe (influenza), para os respectivos públicos alvos.

O caminhão do mamógrafo estacionou no local e realizou exame de rastreio. Na ocasião, as mulheres também receberam informações sobre câncer de mama. Agentes de saúde ambiental e controle de endemias (Asaces) fizeram vistorias em imóveis para o controle de focos do mosquito Aedes aegypti.

A Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) agiu em diversas frentes. A ação contou com o reforço dos serviços já realizados na área como drenagem, pavimentação, iluminação pública e limpeza urbana. Durante a ação, a Emlurb intensificou a manutenção no sistema de drenagem com limpeza de galerias nas principais vias, com efetivo de 40 profissionais. Desde a última quinta-feira (28), o órgão iniciou o reparo em trechos danificados do pavimento com os serviços de tapa-buraco. Estão sendo beneficiadas vias como Córrego José Idalino, Avenida Otacílio de Azevedo e Avenida da Recuperação.

A Emlurb realizou uma revisão na iluminação da localidade e irá reparar os pontos que estiverem com problemas. Haverá a instalação de luminárias, além da implantação de pontos de iluminação na Estrada dos Macacos e na Avenida da Recuperação.

O mutirão também contou com o reforço na limpeza da área. Ao todo, 64 ajudantes fizeram varrição, capinação, coleta e remoção de entulhos. A expectativa é de que sejam coletadas aproximadamente 38 toneladas de resíduos. As ações também beneficiarão a Pracinha dos Motoboys, que está recebendo melhorias na estrutura. A Emlurb está recuperando os equipamentos do local e reforçando a limpeza. O prefeito vistoriou a área recuperada.

A Defesa Civil do Recife realizou serviços de capinação e roçagem de mato, erradicação de árvores em risco, monitoramento de áreas de risco, vistorias em imóveis e ações de porta a porta. Foram dadas orientações aos moradores sobre os procedimentos a serem adotados em caso de emergência, solicitando auxílio através do telefone 0800 081 3400.

Por meio da Unidade de Tecnologia em Educação e Cidadania (UTEC), a Secretaria de Educação do Recife ofereceu à população de Brejo da Guabiraba oficinas de edição de vídeos de stop motion com fotos e objetos e de utilização de aplicativos educacionais. O mutirão contou ainda com competições de robôs e mostra de vídeos em curta-metragem.

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife marcou presença no evento com ações para emissão de segunda via de RG e de certidões de nascimento, casamento e óbito. A população de baixa renda pode fazer cadastro e recebeu orientações sobre o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e o Bolsa Família. Um advogado da Secretaria Executiva de Direitos Humanos esteve no local para fazer orientação jurídica.

A Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas (Sepod) levou ações de prevenção e cuidado. Entre as atividades de prevenção, foram feitas abordagens pessoais, atividades lúdicas e a ação “Papo Reto sobre Vida”, que é uma conversa dos mobilizadores sociais com crianças e adolescentes sobre seus projetos de vida, com o objetivo de incentivar o público a sonhar e a buscar a realização desses sonhos.

A equipe técnica da Secretaria da Mulher fez a divulgação dos serviços de combate e prevenção à violência de gênero e encaminhamentos dos casos de violência doméstica e supressão de direitos à rede de proteção. 

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Política sobre Drogas e Direitos Humanos levou serviços para emissão de 2ª via de RG e certidões de nascimento, casamento e óbito. A população recebeu orientação e inscrição no Cadastro Único/Bolsa Família; e orientação jurídica com advogada do Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBT. A Secretaria destacou 12 profissionais para o atendimento desses serviços. 

A equipe da Sala do Empreendedor da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente aproveitou o momento para dar orientações ao público sobre temas como formalização de empresas, Créditos Produtivos para Micro Empreendedor Individual - MEI, Micro Empreendedor - ME, Empreendedor de Pequeno Porte - EP e empreendedores informais, cursos de aperfeiçoamento e informações sobre o Programa Municipal de Compras Governamentais. Serão repassadas informações sobre a concessão de alvarás, licenças ambientais e sanitárias e tributações. A população poderá também fazer o cadastro de acesso ao Crédito Produtivo.

 

TORRÕES

 
Antes de participar do mutirão, o prefeito vistoriou a obra de recapeamento da Avenida Bicentenário da Revolução Francesa, localizada nos Torrões, Zona Oeste da cidade. Na semana passada a Emlurb concluiu as intervenções na área e recuperou as condições de trafegabilidade do trecho. 
 
O serviço garantiu mais mobilidade para quem circula no local. Iniciado em 12 de setembro, o recapeamento tem uma extensão de 150 metros entre a Rua Zumbi dos Palmares e a Rua Carneiro de Mariz. O investimento da Emlurb foi de R$ 95 mil.