Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 30.09.22 - 20h33

Outubro Rosa: Prefeitura do Recife oferece mais de 2 mil vagas de mamografias gratuitas

img_alt

Programação ainda terá palestra de abertura sobre os cuidados para prevenção do câncer de mama e vai contar com atividades realizadas nos oito Distritos Sanitários da cidade. (Foto: Ikamahã/SESAU)

 

A partir da próxima segunda (3) até o fim do próximo mês, a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife vai promover uma série de ações para celebrar o Outubro Rosa, campanha de conscientização sobre o câncer de mama. A programação vai contar com atividades realizadas nos oito Distritos Sanitários da cidade, mais de duas mil vagas para mamografias gratuitas e sem agendamento, além de duas palestras de abertura, que vão abordar os cuidados e estratégias para prevenção deste tipo de neoplasia e também do câncer de colo do útero. O evento de abertura acontecerá na segunda-feira (3), das 14h às 16h, no Edifício-sede da Prefeitura do Recife. Neste mesmo dia, o caminhão do mamógrafo móvel vai estar no local, das 8h às 17h, oferecendo exames para as moradoras da capital pernambucana na faixa etária de 50 a 69 anos.

As palestras de abertura serão realizadas no Auditório Capiba, no 15º andar do Edifício-sede da Prefeitura do Recife. A primeira terá como tema “Câncer de mama - é possível prevenir?” e será conduzida pela médica ginecologista e obstetra, Cinthia Komuro. Já a segunda, abordará as “Estratégias de prevenção e rastreio precoce para câncer de colo de útero” e será apresentada pela enfermeira sanitarista e coordenadora da Política de Atenção à Saúde da Mulher do Recife, Mariana Seabra.

O mamógrafo móvel da Prefeitura do Recife vai circular por diversos bairros da cidade em 26 ações. Ao todo, serão oferecidas 2.200 vagas para realização de mamografias gratuitas, nos oito Distritos Sanitários da capital, contemplando mulheres entre 50 e 69 anos (faixa etária preconizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os exames serão feitos por demanda espontânea, sem necessidade de agendamento. A programação completa pode ser conferida neste link: https://bit.ly/MamografoOutubro. 

Em cada local, serão oferecidas 80 vagas (metade pela manhã e outra metade à tarde) - exceto nos dias 8 e 11, quando serão distribuídas 40 senhas. No dia do exame, é necessário levar documento de identificação, cartão do SUS e comprovante de residência no Recife. No espaço onde é realizado o exame, continua sendo obrigatório o uso de máscara e o respeito ao distanciamento físico, seguindo os protocolos sanitários vigentes. 

O resultado da mamografia sai em até 30 dias, na própria unidade em que o caminhão permaneceu – ou na mais próxima do ponto da ação. Quem está fora da faixa etária dos 50 aos 69 anos, que é preconizada pelo Ministério da Saúde, e precisa fazer o procedimento, deve procurar a unidade de saúde de referência e solicitar um encaminhamento. 

Outras atividades do Outubro Rosa também acontecerão nas unidades de saúde da Rede Municipal, nos ambulatórios, maternidades, polos da Academia da Cidade e no Hospital da Mulher do Recife (HMR) Dra. Mercês Pontes Cunha, por exemplo. A programação completa será divulgada ao longo do mês.

No HMR, a partir do dia 10 e em todas as segundas-feiras subsequentes de outubro, serão realizadas as Segundas de Mamas. Nestes dias, o Hospital disponibilizará uma série de ações de saúde preventiva, de autocuidado e de atividades lúdicas, voltadas ao enfrentamento do câncer de mama. As atividades são voltadas para pacientes, acompanhantes e colaboradores da unidade.

A mamografia é o único exame cuja aplicação em programas de rastreamento apresenta eficácia comprovada na redução da mortalidade por câncer de mama. Conforme preconizado pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), é recomendado que mulheres de 50 a 69 façam o procedimento a cada dois anos.  

DADOS - Até agosto deste ano, a Secretaria de Saúde do Recife realizou 14.203 mamografias para diagnosticar possíveis casos de câncer de mama na cidade. 

Entre os anos de 2011 a 2020, este tipo de neoplasia ocupou o primeiro lugar em internações na capital pernambucana, tendo 8.689 casos de hospitalizações, tanto na rede pública quanto na privada. Quanto à faixa etária, observou-se que o maior número de internações por câncer de mama nas mulheres ocorreu entre 40 a 59 anos, totalizando 4.322 hospitalizações (49,6%), e a partir dos 60 anos, somando 2.432 internamentos (34,7%).

Neste mesmo período, ocorreram 10.761 óbitos por câncer em mulheres, destes 18,8% foram mortes causadas pelo câncer de mama (2.025 óbitos). A faixa etária com maior número de óbitos de mulheres por esta neoplasia foi a de 50 a 59 anos, seguida da de 60 a 69, correspondendo, juntas, a um total de 918 óbitos (45,3%).

Esses dados revelam que no município do Recife há um comportamento similar às estatísticas mundiais em relação ao câncer de mama.

COMO IDENTIFICAR - As mulheres devem estar atentas às mamas, no dia a dia, para que possam reconhecer suas variações naturais e identificar as alterações suspeitas. Alguns sintomas podem ser nódulo (caroço) fixo, geralmente indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; mudanças no bico do peito (mamilo); saída espontânea de líquido de um dos mamilos e pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas.   

Além de realizar periodicamente o exame clínico e a mamografia, alguns hábitos saudáveis ajudam. Manter o peso corporal adequado, praticar atividade física e evitar o consumo de bebidas alcoólicas auxiliam na redução do risco de ter a doença. Amamentar também é um fator de proteção.

 

Confira abaixo a programação do Hospital da Mulher do Recife para o Outubro Rosa:

 

10/10: Abertura – 9h

Dra. Isabela Coutinho – diretora geral do HMR

Liga Saúde de Autocuidado – Saúde sexual, higiene íntima e planejamento reprodutivo.  Ações educativas.  

Apresentação itinerante do saxofonista Wagner Oliveira. Setores de assistência à saúde do Hospital. 

 

17/10: Café da manhã saudável – 8h

Aula de dança com a Academia da Cidade

Sala de espera - O papel da Amamentação na Prevenção do Câncer de Mama e de Ovário, com Manoel Adauto (coordenador do banco de leite humano do HMR). 

 

24/10: Sala de espera - Direitos Sociais (equipe do Serviço Social) – 8h

Minicurso de Automaquiagem. 

 

31/10: Dinâmica e poema com Jakeline Silva (psicóloga) - 8h 

Apresentação cantora Nena Queiroga 

Sala de espera - Empoderamento Feminino (equipe de Psicologia) 

Minicurso de Automaquiagem.