Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 30.09.25 - 14h44

Prefeitura do Recife realiza III Festival da Primavera em celebração à vida e à saúde mental

Evento acontece no dia 30 de setembro, no Parque Treze de Maio, e reúne cultura, arte e reflexão sobre cuidado em liberdade e direitos humanos

A Prefeitura do Recife, por meio da Política Municipal de Saúde Mental, promove no próximo dia 30 de setembro, a partir das 14h30, o III Festival da Primavera, no Parque Treze de Maio. A programação é aberta ao público e contará com apresentações culturais de música, dança, teatro e poesia, além de espaços de livre convivência.

O festival reunirá pacientes da rede de saúde mental, familiares, trabalhadores da Rede de Apoio Psicossocial (RAPS) e a população em geral em um momento de celebração e reflexão. Mais do que um evento cultural, a iniciativa simboliza os princípios da Reforma Psiquiátrica Brasileira, reforçando a importância do cuidado em liberdade, da valorização da vida e da defesa dos direitos humanos.

“O Festival da Primavera é um espaço de celebração da vida e de reafirmação da luta por uma sociedade mais justa, inclusiva e solidária. A Rede de Atenção Psicossocial existe para garantir cuidado e acolhimento em liberdade, respeitando a singularidade de cada sujeito”, destacou, Luiz Carlos de Almeida, da coordenação de saúde mental do município.  "A arte e a cultura são pontes que aproximam a sociedade. Ao ocupar o espaço público, damos visibilidade às histórias e potências de cada usuário, familiares e trabalhadores, ressignificando o lugar da loucura na contemporaneidade”, completa.

A Rede de Atenção Psicossocial do Recife é formada por diferentes serviços, como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Unidades de Acolhimento, Residências Terapêuticas, Leitos Integrais em Hospitais Gerais, o Centro de Convivência Recomeço Fátima Caio e o Serviço Integrado de Saúde Mental.

ASSUNTOS: