NOTÍCIAS

Cultura | 30.10.12 - 11h08

Prefeitura do Recife monta esquema de limpeza para o Dia de Finados

A Prefeitura do Recife programou uma operação especial de limpeza voltado para o Dia de Finados, celebrado na próxima sexta-feira (02), nos cemitérios da cidade e ruas do entorno. Serão mais 70 homens da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), reforçando o trabalho durante os dias 01 e 02, para a realização da manutenção e limpeza dos locais que receberão a visita de parentes e amigos que desejam prestar uma homenagem a entes queridos falecidos. O custo das ações será de cerca de R$ 12 mil.

Dentro da programação, o foco maior das ações será nos cemitérios de Santo Amaro e Parque das Flores, que sempre recebem mais visitantes. No primeiro, a limpeza será reforçada também nas ruas do entorno, como a Marquês de Pombal e 13 de Maio. Serão utilizados um caminhão de pequeno porte com caçamba (chamado “baby”), uma caixa compactadora estacionária e três caixas do tipo papa-metralhas. A partir das 14h, a equipe executa um mutirão de limpeza no local.

No Parque das Flores e na Avenida Liberdade, que dá acesso ao cemitério, cerca de 20 homens ajudarão a fazer os serviços de limpeza e contarão com a utilização de um caminhão compactador, que já realiza a coleta domiciliar mecanizada diariamente e irá se deslocar até a necrópole para fazer a coleta dos resíduos. Um mutirão será executado no local pela equipe a partir das 16h às 22h.

Os demais cemitérios da cidade também receberão reforço nas intervenções de limpeza. No cemitério de Casa Amarela, por exemplo, a equipe de garis será reforçada para garantir os serviços de varrição e coleta, utilizando um caminhão compactador e uma caixa do tipo papa-metralhas. Das 14h às 21h, será executado um mutirão na necrópole e ruas do entorno.

A gente monta essa operação de limpeza porque se trata de um dia em que há uma grande concentração de pessoas nesses locais, e isso atrai o comércio de bebidas e alimentos, gerando a produção de lixo e resíduos. Por isso, ao final do dia, realizamos também um mutirão de limpeza para deixar os cemitérios em ordem”, explica o gerente de Fiscalização e Limpeza da Emlurb, Avelino Pontes.